Política

Liberação para pedir votos é destaque no programa Calendário Eleitoral dessa semana

Publicado

em

No programa da TV Alego que destrincha a lei eleitoral no que diz respeito às datas do processo eletivo de 2022, dessa semana, o procurador da Assembleia Legislativa Daniel Boaventura França, detalhou os principais prazos a serem observados por candidatos, partidos e federações partidárias, entre os dias 15 e 21 de agosto.

Em entrevista à jornalista Edriza Borges, o procurador assinalou que esta terça-feira, 16, marca um dos momentos mais importantes do período, já que teve início a campanha oficial, com a liberação para se pedir voto aos eleitores. Segundo Boaventura a partir de agora estão liberados atos como caminhadas, carreatas, comícios, distribuição de material de divulgação e propaganda paga nos veículos impressos e redes sociais.

Com relação a candidatos que antes desse período, fizeram publicações como a divulgação dos números da candidatura registrada na Justiça Eleitoral nas redes sociais, o procurador entende que pode acontecer uma confusão com a promoção pessoal e a dúvida pode ser judicializada. “A divulgação do número puro e simplesmente, antes do dia 16, desde que não haja pedido expresso de voto, vai depender da Justiça Eleitoral decidir se é promoção pessoal ou propaganda eleitoral propriamente dita, específica. Há uma carga subjetiva e uma linha tênue entre o que é ou não promoção pessoal e propaganda eleitoral e vai depender do entendimento da Justiça Eleitoral, caso a caso”, explicou.

Antes do prazo para início da campanha, a última segunda-feira, 15 de agosto, marcou o último dia para registro das candidaturas, que é um pedido dos partidos para que a Justiça Eleitoral analise e autorize ou não as candidaturas definidas nas convenções.

Em apenas alguns casos específicos, a sigla partidária poderá registrar candidaturas depois de 15 de agosto. “Quem pede o registro é o partido e não o próprio candidato. No caso de vagas remanescentes, no caso de um comprovado equívoco do partido, tem como o partido pedir novamente o registro, mas de forma justificada”, esclareceu Daniel Boaventura.

Também na última segunda-feira, terminou o prazo para abertura de contas bancárias especificas para movimentação de todo o dinheiro das campanhas, especialmente doações de pessoas físicas.

Na semana entre os dias 15 e 21 de agosto, outra data a ser observada, mas essa voltada aos eleitores, é o fim do prazo para pedidos de alteração de seções de votações, nesta quinta-feira, 18. O pedido se aplica aos eleitores que vão estar fora do seu domicílio eleitoral e desejam votar em trânsito, ou seja, votar em uma cidade que não seja aquela onde o título de eleitor está registrado.

Também é a data limite para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida solicitarem à Justiça Eleitoral, a transferência para uma seção que ofereça melhores condições de acessibilidade.

A última data destacada pelo procurador Daniel Boaventura é o domingo, dia 21 de agosto, que é o dia em que a Justiça Eleitoral vai fazer o sorteio da sequência dos partidos e federações para o início da propaganda no Horário Eleitoral Gratuito, no rádio e televisão, marcada para o próximo dia 26 de agosto.

A entrevista com o procurador da Assembleia Legislativa Daniel Boaventura França está sendo veiculada durante toda a semana na programação da TV Alego e no canal da TV no YouTube. O calendário eleitoral completo pode ser consultado no site do Tribunal Superior Eleitoral www.tse.jus.br.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA