Geral

Jardim Botânico ganha espaço em homenagem à América Central

Publicado

em


O Jardim Botânico de Brasília (JBB) vai ganhar um novo espaço. Localizado na Alameda das Nações e dos Estados, o Jardim da América Central será representado por cinco países: Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Guatemala e El Salvador. Serão plantadas espécies tropicais endêmicas daqueles países, em especial, orquídeas, aráceas e ipês.

A criação do espaço é uma homenagem aos 200 anos da independência dos cinco países. Com aproximadamente 150 m² o Jardim da América Central contará com sistema de irrigação automatizada por meio de gotejamento e aspersão para irrigação das plantas. A inauguração será quinta-feira, 5 de agosto, às 10h.

Com aproximadamente 150 m² o Jardim da América Central contará com sistema de irrigação automatizada por meio de gotejamento e aspersão para irrigação das plantas | Foto: Divulgação/Jardim Botânico

A diretora executiva do JBB, Aline De Pieri, comemorou a criação do novo espaço. “A Alameda das Nações e dos Estados é uma homenagem aos países que se interessam em fazer parte do projeto. A ideia é renovar a área para que as pessoas possam andar pelo jardim e conhecer um pouco da flora dos outros países. Ficamos muito felizes com a chegada dos países da América Central ao nosso espaço”, comemorou.

Alameda das Nações e dos Estados

A Alameda das Nações e dos Estados foi implantada por ocasião da criação do Jardim Botânico de Brasília, em 1985. O intuito do espaço é reunir espécies endêmicas de várias partes do mundo. Concebida com a ideia de representar os cinco continentes por meio de sua biodiversidade e valores culturais, a Alameda das Nações e dos Estados conta com a parceria de duas embaixadas: Israel e Polônia.

Jardim de Israel

O local utiliza sete espécies de plantas e vários elementos artísticos e arquitetônicos para contar a história de Israel. O projeto paisagístico foi construído pela embaixada israelense como parte das comemorações dos 70 anos do país do Oriente Médio, em abril de 2018. Israel foi o primeiro país a criar um espaço específico no Jardim Botânico de Brasília.

A Praça de Israel – Jardim Bíblico – é representada por sete sementes de plantas presentes na Bíblia — Tamareiras (Phoenix dactylifera Hort.), Oliveiras (Olea europaea L.), figueiras (Ficus carica L.), Romãzeiras (Punica granatum Linn.), videiras (Vitis sp.), Trigo (Triticum sp.) e cevada ((Hordeum vulgare).

As plantas do jardim são irrigadas pelo sistema de gotejamento, uma avançada tecnologia israelense utilizada em lugares que sofrem com a escassez de água. Artistas de Israel também contam a história do país por meio de sete mosaicos, instalados em cubos ornamentados por folhas.

Jardim da Polônia

A Polônia foi o segundo país a ganhar destaque na Alameda das Nações e dos Estados. A proposta do espaço inaugurado em março de 2019 é proporcionar aos visitantes uma identificação com o país, além de trazer um pouco das características polonesas para o Cerrado. O jardim, onde se encontra a águia, o brasão e o símbolo da Polônia, homenageia o Centenário da Recuperação da Independência do país.

* Com informações do Jardim Botânico

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA