Geral

Identificados 45 casos associados à variante Delta no DF

Publicado

em


A Secretaria de Saúde identificou 45 casos de infecções por covid-19 associados à variante Delta, originária da Índia. Segundo o Laboratório Central (Lacen), responsável pelo sequenciamento genômico, 26 dos casos apresentados foram diagnosticados em servidores do Hospital de Apoio de Brasília (HAB) e outros 19 em pessoas residentes de diversas regiões do Distrito Federal.

As análises do Lacen apontaram que três óbitos ocorreram em pacientes infectados pela variante indiana. Essas pessoas tinham comorbidades e uma delas estava em reabilitação no HAB | Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A covid-19 infectou 51 servidores e pacientes do HAB, conforme resultados de exames laboratoriais. Desse total, 29 amostras foram sequenciadas pelo Lacen, cujo resultado foi positivo para a variante Delta em 26 casos, e para a variante Gama, do Amazonas, em três casos.

A informação foi divulgada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (26), no Palácio do Buriti. “O que denota com essa leitura é que já temos uma transmissão comunitária. É um vírus de alta transmissibilidade, que chega a ser até 60 vezes mais transmissível em sua velocidade do que a primeira onda”, alerta Okumoto.

“Com a variante Delta e Gama em circulação, se torna ainda mais importante a busca pela imunização. A completa imunização com as duas doses, garante que os casos sejam menos graves”Gustavo Rocha, secretário da Casa Civil

O secretário pede à população para manter os cuidados recomendados: “Solicitamos o máximo de cuidado com as medidas não farmacológicas, que é o isolamento social, a utilização de máscaras, a lavagem das mãos e utilização do álcool em gel”.

“Lembrando que nós temos ainda uma semana de férias escolares, em que grande parte dos pais estão saindo com seus filhos para almoços, jantares e encontros familiares, o que pode levar a aglomeração. Isso pode possibilitar a transmissão do vírus Delta”, acrescentou o secretário.

Dos infectados no HAB, todos receberam as duas doses da vacina contra a covid-19. O secretário chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha destacou o processo de vacinação no DF. “Com a variante Delta e Gama em circulação, se torna ainda mais importante a busca pela imunização. A completa imunização com as duas doses, garante que os casos sejam menos graves”, afirma.

Casos e óbitos

Dos novos casos confirmados de infecções pela variante Delta, dois são em pacientes internados em UTI. Outro caso é de um paciente internado na enfermaria do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e outro na UTI de um hospital particular.

Os 19 casos foram em moradores de Planaltina, Asa Norte, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Sobradinho e Santa Maria. As análises do Lacen apontaram que três óbitos ocorreram em pacientes infectados pela variante indiana. Essas pessoas tinham comorbidades e uma delas estava em reabilitação no HAB.

*Com informações da Secretaria de Saúde do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA