Geral
Governo do Tocantins seleciona 83 guarda-vidas civis para atuação em 16 praias oficiais no Estado

Estão abertas a partir desta sexta-feira, 1° de julho, as inscrições para o Teste Físico Seletivo (TFS), que vai definir 83 guarda-vidas civis (GVC) para atuação em 16 praias oficiais no Tocantins. As provas serão aplicadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, no dia 5 de julho. Os candidatos devem ter entre 18 e 50 anos de idade e possuir certificação de GVC expedida pelo Corpo de Bombeiros Militar, com validade de um ano.
As inscrições serão preenchidas no link https://bit.ly/3OVia2R e todos os interessados precisam atender a uma série de requisitos, entre eles, ter boa condição de saúde, comprovada por atestado médico, já que a função será atuar no salvamento aquático, em prevenção aos afogamentos, na temporada de praia 2022.
Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá optar pela localização do Teste Físico Seletivo, assim como o possível local de prestação do serviço.
O TFS será a partir das 7 horas, nas sedes do Corpo de Bombeiros Militar nas seguintes cidades: Palmas (Companhia Independente de Busca e Salvamento – Praia da Graciosa), Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Colinas, Araguatins e Dianópolis.
Para ser aprovado, é preciso aprovação nas provas de corrida de 400 metros dentro do tempo estabelecido para homens e mulheres, natação de 100 metros para ambos os sexos, e no tempo definido pelo edital, bem como flutuação vertical de 20 minutos.
A aprovação e a adesão ao trabalho vão garantir, ao guarda-vidas civil, a restituição a título de indenização de R$ 120 para cada 12 horas trabalhadas.
A seleção dos 83 GVCs é um complemento ao trabalho do Corpo de Bombeiros Militar, que, por meio de escala, atende a diversas praias oficiais com seu efetivo. Neste final de semana, as equipes já estão definidas e prontas para as ações.
Em meados de junho passado, dezenas de guarda-vidas civis foram formados pelo CBMTO, atendendo uma série de Prefeituras.
Desta vez, o chamado e a indenização serão por conta do Governo do Tocantins, por meio do CBMTO.
Fonte: Governo TO
Geral
Empresas de telefonia e energia elétrica lideram ranking de atendimentos do Procon Goiás em junho

Órgão de defesa do consumidor registrou 7.113 atendimentos nas modalidades presencial, web e telefone durante o mês passado
Em atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), o Procon Goiás divulgou, nesta terça (05/07), os rankings de atendimento dos consumidores relativos ao mês de junho deste ano. A empresa de telefonia Claro e a concessionária de energia elétrica Enel estão no topo das reclamações registradas no período.
O ranking é composto por dados de duas plataformas de atendimento do órgão: Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que reúne registros formalizados presencialmente e por telefone; e Procon Web, responsável pelas demandas apresentadas no formato on-line.
Somente no primeiro grupo foram contabilizados 1.493 atendimentos em junho. No primeiro lugar entre as empresas mais reclamadas está a Claro S/A (telefonia móvel), com 50 registros, seguida pela Caixa Econômica Federal, com 35 casos, e Banco Pan, com 32 solicitações inscritas na plataforma.
Já o segundo ranking corresponde, respectivamente, à soma do número de denúncias e reclamações registradas na plataforma Procon Web, totalizando 4.408 reclamações, 373 denúncias, 133 dúvidas, além de 624 bloqueios de telemarketing e 82 cálculos solicitados pelos consumidores. Em junho, as três empresas mais reclamadas foram Enel, com 119 registros; Claro Móvel, com 86 registros; e Tim, com 49 registros.
As listas completas podem ser acessadas pelo site procon.go.gov.br.
Denúncias
O consumidor pode fazer denúncias junto ao Procon Goiás pelo telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). Já as reclamações podem ser feitas presencialmente na sede do órgão (Rua 8, n 242, Ed. Torres, Centro de Goiânia) ou pela internet, por meio do canal Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Foto: Secom / Procon Goiás – Governo de Goiás
-
Política10/08/2022
Acessibilidade na votação
-
Política11/08/2022
Agência Brasil Central
-
Nacional10/08/2022
Brasil vai na contramão mundial e diminui a pobreza extrema, diz Ipea
-
Política10/08/2022
Sessão solene vai homenagear autoridades militares em Goiás nesta quinta-feira, 11
-
Nacional10/08/2022
Frente fria pode trazer ventania e ressaca à cidade do Rio de Janeiro
-
Política12/08/2022
Legislativo fez 24 deliberações na segunda semana de agosto
-
Política12/08/2022
Atuação parlamentar envolve o contato com as bases eleitorais, audiências públicas, além das atividades em Plenário
-
Economia10/08/2022
Dólar cai para R$ 5,08 após inflação desacelerar nos EUA