Cidades

Goiás é líder na geração de empregos no Centro-Oeste

Publicado

em


O saldo dos empregos formais em Goiás no mês de outubro é de 4.850 novas vagas com carteira de trabalho assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão do Ministério da Economia, e foram divulgados na terça-feira (30/11). O indicador é resultado de 62.588 admissões contra 57.738 demissões.

No acumulado de janeiro a outubro, Goiás segue na liderança na Região Centro-Oeste e na oitava posição nacional, com saldo de 107.132 vagas, resultado de 622.762 admissões ante 515.630 demissões.

“Não existe programa social mais eficiente no mundo do que o emprego. É o que dá dignidade, condição de crescimento às pessoas”, afirma o governador Ronaldo Caiado ao citar iniciativas em desenvolvimento no Estado, como o projeto Cinturão da Moda, da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), que deve levar para 30 pequenos municípios o modelo de negócios já frutífero da Região da 44, em Goiânia, com previsão de geração de milhares de postos de trabalho.

Outras ações são o programa Mais Empregos, da Secretaria de Estado da Retomada, e as diversas iniciativas de oferta de crédito a empresários e qualificação para trabalhadores. “Isso é fundamental para um Estado como Goiás, que tem uma posição geográfica importante, mas também grandes desafios que estamos vencendo”, completa o governador. 

Dados do Caged

Apesar do número positivo no mês de outubro, o saldo do período de dez meses ficou na casa dos 107 mil empregos formais, praticamente o mesmo registrado entre janeiro e setembro. Esse resultado se explica pelos ajustes feitos pelo Caged, que mudou as tabelas de todo o ano.

Os setores que mais alavancaram a criação de vagas de trabalho no mês foram os serviços, com saldo de 4.861 empregos; seguido do comércio com 1.770; e construção civil (513). Já indústria (-449) e agropecuária (-1.845) apresentaram retração nas contratações. “O Governo de Goiás busca ações concretas no sentido de gerar emprego”, afirma governador

Titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna Braga Filho avaliou os números e disse que a economia goiana mostra toda a sua força e vigor nesse período de retomada da economia, com números robustos no Caged.

“A gente sabe da força da nossa indústria, do nosso comércio e da área de serviços. Enfim, sabemos bem que o Estado tem potencial econômico forte em todos os setores da economia. E o resultado, nesse pós-pandemia, não poderia ser diferente. Vamos resgatar os empregos e promover crescimento da economia”, avaliou o secretário.

Ranking Estadual

Ainda de acordo com o Caged, Goiânia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos no Estado no mês de outubro, com saldo de 3.994 vagas; Anápolis fica com o segundo lugar no ranking, com novas 531 vagas; seguido de Aparecida de Goiânia (366); Catalão (355); Jataí (248), que tem a quinta maior geração de empregos no mês.

Já no saldo acumulado, no período entre janeiro e outubro, Goiânia também é líder entre os municípios, com saldo de 35.051, seguido de Anápolis, com 7.493. Aparecida de Goiânia é terceira colocada, com 6.567; e Catalão com 3.520, aparece na quarta colocação. Depois vem Rio Verde, na quinta colocação, com 3.190.

Fonte: Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) 

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Caiado entrega 30 casas a custo zero em Orizona

Publicados

em

Investimento nas moradias foi de quase R$ 3,5 milhões. As famílias também vão receber escritura de graça

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (10/04), 30 casas a custo zero do programa Para Ter Onde Morar – Construção, em Orizona, na região da Estrada de Ferro. O investimento nas moradias é de quase R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e não há exigência de contrapartida por parte das famílias.

“Estamos trazendo a noção de cidadania, de liberdade, independência e respeito para as famílias que agora têm moradia digna”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo goiano, é de entregar cerca de 10 mil casas até o fim do mandato, em 2026. “São moradias construídas com qualidade, bem estruturadas, para garantir todo conforto e segurança às famílias contempladas”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

As famílias que receberam os imóveis comprovaram com documentos que estão de acordo com as exigências do programa, incluindo ter renda de até um salário mínimo e residir no município por pelo menos três anos. Além da casa própria, elas também receberam a escritura de forma gratuita.

“Só em Goiás que existe programa habitacional de casas a custo zero. Quem vai receber não tem prestação para pagar, e até o custo de cartório, nós conseguimos eliminar para entregar as moradias e conseguir realizar o sonho de tantas pessoas”, destacou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Com infraestrutura de água e energia elétrica, os imóveis estão prontos para morar. “Já estou pensando na decoração da minha casa e sei que vou ser feliz aqui dentro”, comemorou a dona de casa Elza Lima de Jesus, uma das contempladas. O sentimento de gratidão é o mesmo compartilhado pela auxiliar de serviços gerais, Edna de Melo dos Santos. “É muito emocionante poder abrir a porta da casa, entrar e falar, essa é minha”, relatou.

“Temos um governador que realmente se preocupa com aqueles que não têm moradia”, disse o prefeito de Orizona, Felipe Dias. Também presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela enalteceu o trabalho que tem sido realizado pela gestão de modo a atender todos os municípios do Estado. “Caiado é parceiro dos municípios do interior e tem levado programas importantes em todas as áreas”, ressaltou.

Programa
Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo de Goiás já entregou 1.198 moradias a custo zero, desde 2021. “Nós adotamos uma política para aplicar o dinheiro da forma correta e hoje conseguimos entregar casas que não são mais ou menos, elas possuem estrutura digna para dar tranquilidade a quem vai morar nos imóveis”, finalizou Caiado.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA