Minas Gerais

Epamig elabora retomada de atividades agropecuárias em Brumadinho e região

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A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), definiu ações que serão realizadas ainda este ano para a retomada das atividades agropecuárias em Brumadinho e região. Na última semana, o grupo de pesquisadores e técnicos agrícolas contratados por meio de um termo de acordo entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Vale apresentou uma lista de projetos de intervenção nas áreas de olericultura, floricultura, piscicultura e bovinocultura.

Para definir os projetos que serão executados no curto prazo, a Epamig visitou os municípios mineiros afetados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Em seguida, após reuniões com instituições parceiras, a empresa pública levantou as necessidades de pesquisas e de transferências de tecnologias para recuperar o potencial competitivo da região de Brumadinho e oferecer novas fontes de renda para as famílias do Vale do Paraopeba.

De acordo com o diretor de Operações Técnicas da Epamig, Trazilbo de Paula, a execução das ações envolve parcerias com instituições privadas, associações de produtores, órgãos municipais e estaduais. Segundo ele, todos os projetos propostos são plenamente executáveis e os resultados esperados são promissores.  

“A grande característica das ações que vamos realizar é a praticidade. São atividades que respondem às necessidades dos agricultores da região, de forma integrada e pensadas para o dia a dia das propriedades agrícolas. Os projetos vão envolver pesquisadores e técnicos recém-contratados, mas também pesquisadores efetivos da Epamig”, destaca.

Segundo a chefe da Epamig Centro-Oeste, Juliana Simões, a atuação da empresa será pautada no diálogo e na troca de saberes entre pesquisadores e agricultores. O objetivo é fazer com que a população local volte a usar de maneira adequada os recursos naturais que serão recuperados. 

“Uma das técnicas que vamos utilizar será a implantação de Unidades Demonstrativas nos municípios, sempre respeitando a diversidade dos agricultores e de suas propriedades, bem como as tradições locais de clima, solo e culturas”, observa Juliana Simões.

Olericultura e floricultura

Grande parte dos projetos para retomada das atividades agropecuárias em Brumadinho e região está concentrada nas áreas de olericultura e floricultura. No total, nove ações práticas vão estimular a produção sustentável de flores, hortaliças e plantas medicinais em municípios da Bacia do Rio Paraopeba. O cronograma prevê a finalização das atividades até dezembro de 2021.

Uma das ações consiste na produção de biofertilizantes por meio da vermicompostagem de resíduos orgânicos, restos de plantas e esterco bovino. O projeto busca capacitar agricultores para produção de biofertilizantes, sempre de acordo com os requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O produto poderá ser utilizado em cultivos e adubos.

Outras ações estão concentradas na elaboração de um plano estratégico para o manejo ecológico de pragas na produção de hortaliças, flores e plantas medicinais por agricultores familiares locais. Além disso, a Epamig e as empresas parceiras vão trabalhar cultivos consorciados de hortaliças, plantio de flores comestíveis e ornamentais, e incentivar produções hidropônicas na região.

De acordo com Juliana Simões, a realização de eventos como “Dias de Campo” e atividades culturais gastronômicas será uma forma de promover, socializar e fortalecer as conquistas proporcionadas pelas ações. 

Piscicultura

A difusão da tecnologia de produção de peixes em Brumadinho e região está no plano de ações desenvolvido pela Epamig. O objetivo é integrar a criação de peixes ao cultivo de hortaliças em sistemas de otimização do uso da água. 

O potencial de produção de peixes em municípios do Vale do Paraopeba foi afetado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. A possibilidade de transição para sistemas integrados, além de contribuir com a retomada da atividade piscícola, colabora com o acesso e a comercialização de alimentos saudáveis, seguros e sustentáveis.

Pecuária bovina leiteira

A empresa mineira também vai conduzir um projeto de controle e monitoramento do desempenho técnico, econômico e ambiental de propriedades dedicadas à produção leiteira em sete municípios da bacia do rio Paraopeba. 

Para realizar essas ações, será implantado o aplicativo Gercal, que auxilia no controle de custos da pecuária bovina leiteira em propriedades rurais. Além disso, a Epamig fará uso de metodologias já consolidadas no estado, como o Indicador de Sustentabilidade de Agroecossistemas (ISA) e o Índice de Atualização Tecnológica (IAT), para identificar pontos fortes e fracos, bem como gargalos tecnológicos e não tecnológicos dos diferentes sistemas de produção de leite na região.

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Minas Gerais

Alunos voltam às aulas presenciais em 85 escolas de Minas Gerais

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Nesta segunda-feira (21/6), 85 escolas em 16 municípios retomaram as atividades presenciais no modelo híbrido desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A semana marca importante passo nas atividades da rede estadual, após quase um ano e meio de ensino remoto.

Com toda segurança e cuidado com a comunidade escolar, foram aplicados os protocolos sanitários, definidos pelo Comitê Extraordinário Covid-19 e Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e implementado um checklist nas unidades de ensino para garantir que todos estejam e se sintam seguros neste momento.

A retomada está sendo feita, nesta semana, em escolas de municípios localizados nas ondas amarela e/ou verde do Plano Minas Consciente, e nos quais as prefeituras não apresentaram nenhuma restrição.

Além disso, a participação dos estudantes nas atividades presenciais é facultativa às famílias. Nos casos em que os pais ou responsáveis optarem por não liberar o aluno para o ensino presencial, será mantido o regime totalmente remoto, para garantir a continuidade dos estudos. O estudante que optar por permanecer com suas atividades de forma remota, continuará desenvolvendo suas atividades sem prejuízos.

Alegria pelo retorno

Na Escola Estadual Eleonora Nunes Pereira, em Itabira, a manhã foi de recepção aos alunos e comemoração pelo reencontro. Juliana Luciana Santos, mãe do aluno Davi Emmanuel Santos, destaca o acolhimento e segurança do cumprimento dos protocolos para confiar seu filho à escola. “É uma satisfação imensa ver o sorriso no rosto do meu filho, de estar de volta à escola. Conhecer os novos amigos, a professora, a escola de forma geral”, destaca.

Ainda de acordo com Juliana, perceber o trabalho para deixar o ambiente seguro a deixou tranquila. “Pude perceber os cuidados, a segurança que a escola está nos fornecendo e eu me senti muito feliz com esse cuidado com o público. Não só com as crianças; a gente pode notar, eles passam essa segurança pra gente e pudemos ver isso”, pontua.
 

SEE / Reprodução

Empolgada, a diretora da unidade de ensino, Rosilene Simone de Carvalho, recepcionou pais e alunos na entrada da escola. Emocionada com o momento, ela faz um chamado para quem ainda não pôde voltar às aulas. “Estamos preparados para receber a comunidade escolar como um todo e ter nossos alunos de volta. Portões estão abertos esperando todos os estudantes”, ressalta.  

Segurança dos protocolos

Em Morro do Pilar, a felicidade em poder voltar ao convívio escolar não foi diferente. Na porta da Escola Estadual Cardeal Mota, os alunos foram recebidos com muita alegria e, desde o momento da chegada, já começaram a ter contato com os protocolos estabelecidos para a segurança sanitária. 

A vida voltando aos corredores e salas de aula das escolas, com a presença dos alunos, é muito importante, mas ainda não foi possível em todos os municípios e regiões de Minas. Todo o processo de retomada está sendo feito de forma planejada, segura e gradual, respeitando os protocolos sanitários e as evoluções das ondas do plano Minas Consciente, que monitora os índices epidemiológicos no estado. Assim, é fundamental que as famílias fiquem atentas às comunicações feitas pelas escolas para que recebam todas as orientações necessárias. Em caso de dúvidas, o contato com o gestor escolar é de extrema importância para esclarecimentos de todas as informações.

Para que o retorno aconteça com toda segurança, todas as escolas estaduais passaram por um checklist criterioso, validado pelo diretor da escola e pelo inspetor escolar, para aplicação dos protocolos sanitários, com adequações no ambiente e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza. Tudo foi feito com muito cuidado para proporcionar à comunidade escolar um ambiente seguro.

Para confirmar em qual onda do Plano Minas Consciente seu município está, acesse www.mg.gov.br/minasconsciente

Ondas

Sempre que algum município for classificado na onda amarela ou verde, podendo ser consideradas também as microrregiões, será possível a retomada das atividades presenciais, desde que não exista nenhum decreto municipal de impedimento.

Havendo disponibilidade, o retorno sempre se dará primeiramente com o acolhimento dos professores e profissionais nas escolas em uma semana e, na semana seguinte, com a volta dos alunos. Essa dinâmica gradual e alternada – de acolhimento primeiramente dos profissionais e na outra semana dos alunos – deve prevalecer para a retomada em cada unidade de ensino. Por isso, é importante que as famílias mantenham sempre o contato com a direção da escola para acompanharem as informações.

A retomada das atividades escolares presenciais começa a partir dos anos iniciais do ensino fundamental, nível de ensino com estudantes em fase de alfabetização e com maior necessidade de apoio presencial para o processo de aprendizagem e para a criação de vínculos com as escolas e os professores. No ensino híbrido, haverá alternância entre o atendimento presencial e o remoto.

Nesta semana de 21 a 25/6, por exemplo, os alunos participam das atividades pedagógicas presenciais; na semana seguinte, as unidades de ensino não terão atividades presenciais e os professores farão o atendimento pelo aplicativo Conexão Escola. Já na outra semana, as atividades voltam a ser presenciais – e assim por diante.

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