Política

Edição do programa “Eleições Para Todos”, que vai ao ar, nesta quinta-feira, aborda a importância da pauta ambiental

Publicado

em

Na edição desta quinta-feira, 11, do programa “Eleições Para Todos”, será discutida a importância da pauta ambiental para o pleito de 2022. O programa vai ao ar a partir das 21 horas pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo site oficial do Parlamento goiano e, ainda, pelo canal do Youtube, onde fica disponível.

Para falar sobre o tema, a apresentadora e jornalista Monalisa Carneiro entrevista o professor da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), Emiliano Lôbo de Godoi. O docente é doutor em Agronomia pela UFG e tem pós-doutorado em Licenciamento Ambiental pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. 

“A pauta ambiental é fundamental, não apenas nessa eleição, mas em todas, em quaisquer âmbitos. Isso porque ela é transversal, ou seja, impacta todas as demais e não pode ser vista de forma isolada”, explica Godoi, logo no início do programa. Segundo ele, toda a sociedade deve se engajar na busca de práticas mais sustentáveis e na implantação de uma economia verde. 

Mas o professor ressalta a necessidade de atenção especial no ramo do agronegócio, o qual deve estabelecer uma relação mais cuidadosa com o meio ambiente. “O agro que não cuida da natureza está fadado ao fracasso porque os recursos naturais não são inesgotáveis. Se você para de cuidar da água, do solo, da biodiversidade no geral, mais cedo ou mais tarde, haverá consequências”, atesta. Godoi exemplifica ao comentar, também, práticas da agroecologia.

Ainda durante a conversa, discute-se o papel do Legislativo no desenvolvimento da pauta ambiental no País, o que ressalta a importância de candidatos fazerem essa abordagem no período eleitoral. “Toda demanda ganha relevância quando vira lei, então, é imprescindível que os legisladores amparem o meio ambiente dessa forma. São eles os responsáveis por tornar a mera intenção em políticas públicas efetivas”. 

Por fim, Emiliano Lôbo de Godoi ainda dá dicas aos telespectadores de como eles podem adotar práticas mais ambientalmente responsáveis no dia a dia, como, por exemplo, evitando desperdício de comida e fazendo compras de maneira consciente. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA