Geral

Diversão ao ar livre e em espaços turísticos do DF

Publicado

em


“Muito além dos monumentos, das atrações cívicas e das descobertas no cerrado, a Rota da Diversão traz entretenimento, cultura e o contato com a natureza”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

No Dia das Crianças, desde que com reforço de todas as medidas preventivas, vale sair de casa para comemorar. Brasília está equipada com vários endereços que oferecem diversão e lazer para o público infantil. A Secretaria de Turismo (Setur) oferece, em sua página na internet, uma rota da diversão voltada exclusivamente para esse segmento.

As opções são diversificadas. Abrangem desde uma boa pedalada com os pais no Eixão do Lazer – aberto aos domingos e em feriados, como o desta terça-feira (12) – até um passeio pelo Complexo da República, onde está localizado o Museu Nacional criado por Oscar Niemeyer, que oferece contemplação arquitetônica e informação cultural ao visitante.

Mas há muito mais a contemplar o público infantil, que, segundo o último levantamento da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílio (Pdad), coordenada pela Codeplan – dados apurados em 2018 e concluídos em 2020 –,  é de 405.273 crianças.

Para quem gosta de histórias infantis e boa música, a atração desta terça é o concerto Pedro e o Lobo, Cirandas e Aquarelas, com a Orquestra Filarmônica de Brasília, às 17h, na Concha Acústica (Setor de Clubes, Vila Planalto). Os ingressos, gratuitos, poderão ser retirados na bilheteria digital.

Além dos monumentos

O circuito pioneiro da Rota da Diversão da Setur foi pensado para levar crianças de todas as idades a conhecer os atrativos e se divertir pelos quatro cantos do Distrito Federal. “Muito além dos monumentos, das atrações cívicas e das descobertas no cerrado, o que consagrou Brasília como um destino para todos os públicos, a Rota da Diversão traz entretenimento, cultura e o contato com a natureza, para moradores e visitantes de todas as idades”, resume a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

Para orientar os visitantes infantis e os nossos “turistinhas” internos, a Setur editou um miniguia, que conta com um layout exclusivo, jogos como o caça-palavras e desenhos para colorir, elaborados pelo artista Ralfe Braga. “Esta publicação é mais uma ferramenta para fomentar o turismo interno e externo e divertir a criançada”, explica a titular da pasta.

O público mirim pode conhecer o Parque da Cidade, Centro Cultural Banco do Brasil, Planetário, Pontão do Lago Sul, Jardim Botânico, Zoológico de Brasília, Torre de TV, Ermida Dom Bosco, Estádio Nacional Mané Garrincha, Complexo Cultural de Samambaia, Transitolândia e várias outras atrações.

A Rota da Diversão inclui opções gratuitas e de baixo custo. Para quem quiser maior comodidade e descobrir os atrativos mirins por meio de aparelhos celulares, tablets, lap top ou outro equipamento de acesso à internet, basta acessar a Rota da Diversão na página da Secretaria de Turismo.  Nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) espalhados pelo DF também é possível obter um guia com a rota.

Parque da Cidade

O Parque da Cidade é um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina. Além de praticar esportes, caminhar, correr, andar de bicicleta e patins, o local oferece trilhas pelos bosques. E ainda tem muita opção para diversão, como os brinquedos do Parque Ana Lídia, com mais de 30 opções. Há ainda o pedalinho no lago, o Parque Nicolândia – que funciona desde 1967 e já recebeu mais de 10 milhões de pessoas – e o kartódromo, tudo isso bem no centro.

  • Endereço: Eixo Monumental, Asa Sul. Funciona diariamente, 24 horas. Telefone: (61) 3224-1015.

Centro Cultural Banco do Brasil

Foto: Cláudio Gerber/Setur

O CCBB é um amplo espaço com muitas opções. Além de brincar, andar de bicicleta e aproveitar um enorme gramado, crianças e adultos podem desfrutar de apresentações musicais e teatrais nos espaços livres. Há também as exposições nas galerias locais, muitas com ingressos gratuitos ou a preços simbólicos.

  • Endereço: Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, lote 22. Funciona de terça a domingo, das 9h às 21h. Telefone: (61) 3108-7600. Instagram: @ccbbbrasilia.

Pontão do Lago Sul

Dizem que o Lago Paranoá é o mar de Brasília. Se isso for verdade, o Pontão do Lago Sul é uma das nossas praias mais divertidas. Dá para brincar, fazer piquenique, olhar o lago e se divertir com toda a família. Sem contar que é um dos lugares com shows e apresentações de música durante o ano. Você também pode tomar uma refrescante água de coco ou provar um delicioso picolé enquanto faz esse passeio.

  • Endereço: SHIS QL 10, Lote 1/30, Lago Sul. Funcionamento: diariamente, das 7h à meia-noite. Telefone: (61) 3364-0580. Instagram: @pontaodolagosul.

Jardim Botânico de Brasília

Foto: Divulgação/Jardim Botânico de Brasília

Já pensou em conhecer um museu natural? O Jardim Botânico de Brasília tem diversas plantas nativas do Brasil e de outros países. Além disso é possível fazer trilhas e piquenique, e ainda há restaurantes, anfiteatro, orquidário, relógio de sol, jardim sensorial, jardim japonês e diversos espelhos d’água. É um passeio onde se pode aprender muito.

  • Endereço: Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, Lago Sul. Funcionamento: terça a domingo, das 9hàs 17h. Telefone: (61) 3248-0987. Instagram: @jardimbotanicodebrasilia. Ingressos: R$ 5.

Planetário de Brasília

Já imaginou viajar pelo espaço sideral e pela criação do universo? No Planetário, é possível conhecer os planetas e galáxias, entrando em um túnel que conta como foi a formação do universo. É só agendar a visita, retirar seu ingresso uma hora antes e se divertir.

  • Endereço: Setor de Divulgação Cultural, ao lado do Clube do Choro e do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. Telefone: (61) 3224-7970. Instagram: @planetariodebrasilia.

Zoológico de Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O Zoológico de Brasília é o lar de mais de 1,2 mil animais de todo o mundo. Além de conhecê-los, visitantes podem ver de perto o Museu de Ciências Naturais, o viveiro de borboletas e o serpentário. Há espaço para fazer um piquenique, brincar no parquinho e olhar os lagos artificiais. No Santuário da Vida Silvestre, é possível observar os animais em seu habitat natural. Crianças maiores de 8 anos também podem participar das visitas noturnas, acompanhadas de um adulto e com agendamento.

  • Endereço: Avenida das Nações, Via L4 Sul. Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Visitas noturnas: terças e quintas-feiras, às 19h, mediante agendamento prévio pelo e-mail [email protected] com no mínimo de cinco dias úteis de antecedência e limitadas a 40 visitantes por noite. Telefone: (61) 3445-7000. Instagram: @zoobrasilia. Ingresso: R$ 5,00 (meia entrada).

Ermida e Parque Ecológico Dom Bosco

Você sabia que a Ermida Dom Bosco foi a primeira construção de Brasília, erguida em homenagem ao frei Dom Bosco, que morava na Itália e teve um sonho de que Brasília seria construída, muito antes de definirem que a cidade existiria aqui no Brasil? Por isso, quando as obras da cidade começaram, logo construíram uma capela para agradecer ao frei pela sua visão. O local oferece uma vista privilegiada da cidade, além de um parque, trilhas e até banho no Lago. Um dos destaques é o pôr do sol privilegiado.

  • Endereço: SHIS QI 30, conjunto A, Estrada Parque Dom Bosco (EPDB). Funcionamento: diariamente, das 6h às 18h.Telefone: (61) 3367-4965 e 3367-2000.

Torre de TV

Já pensou se você conseguisse voar e ver Brasília de cima? A experiência de subir no mirante da Torre de TV permite essa sensação. Subindo de elevador até o mirante, dá para ver a Asa Norte, o Lago Paranoá, a Asa Sul e muito mais – tudo com muita segurança. Além dessa vista panorâmica de Brasília, a parte de baixo da torre tem a fonte luminosa multicolorida, com jatos de água capazes de alcançar até 60 m de altura e que podem dançar seguindo uma música. Você também pode conhecer a feira de artesanato, com lojas de brinquedos, além de provar várias comidas na praça de alimentação.

  • Endereço: Eixo Monumental. Funcionamento: terça a quinta, 9h-17h; e sexta a domingo, 9h-18h. Telefone: (61) 3329-0494.

Estádio Nacional Mané Garrincha

O estádio Mané Garrincha é o segundo maior do Brasil, com capacidade para 72.788 pessoas. O prédio atual, com 288 colunas circulares, substituiu um estádio menor que existia ali antes. O primeiro estádio Mané Garrincha era bem menor e foi inaugurado em 1974; mas em 2010, para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, foi substituído pelo grandioso estádio atual. Além de jogos de futebol, o Mané Garrincha recebe também diversos shows e espetáculos. E você pode visitar todo o estádio, basta agendar.

  • Endereço: Setor de Recreação Pública Norte (SRPN), trecho 1. Visitação: sábados, das 9h às 12h, mediante agendamento. Telefone: (61) 4103-3553. Entrada: gratuita.

Museu Nacional

Integra o Conjunto Cultural da República. É um espaço que insere Brasília no circuito internacional das artes e mostra o que há de melhor na produção artística brasileira. O espaço é utilizado para exposições itinerantes, palestras, mostra de filmes e seminários. Atualmente em cartaz, a exposição Arte Cibernética é interativa e tem feito sucesso entre crianças e adultos.

  • Endereço: Setor Cultural Sul (SCS), lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto. Funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 18h30. Telefones: (61) 3325-5220 e 3325-6410. Grátis.

Complexo Cultural Samambaia

No Complexo Cultural Samambaia, podemos despertar o nosso lado artístico, assistindo a peças de teatro, espetáculos, shows musicais e concertos no Cineteatro Verônica Moreno. Há um salão multiúso com espaço infantil, além de um grande pátio externo, onde visitantes podem andar de bicicleta com amigos e familiares.

Transitolândia – Escola Vivencial de Trânsito

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Transitolândia é uma minicidade feita para se divertir. Oferece noções para pedestres, passageiros e motoristas se comportarem no trânsito. Na pista dessa minicidade há semáforos, passarela, faixa de pedestre, ponto de ônibus e calçadas. As pessoas aprendem a atravessar na faixa de pedestre, usar as passarelas, colocar o cinto de segurança e muito mais. Também é possível andar nos carros elétricos, conduzidos por agentes de trânsito. Mas essa visita tem que ser feita pela escola e requer agendamento.

Parque Ecológico Água Mineral

Mais conhecido como Água Mineral, o Parque Nacional de Brasília é uma unidade ecológica e possui duas piscinas de água corrente, espaço para piqueniques e churrasco à sombra de árvores, além de passeios e trilhas nas matas. Perto das piscinas, há lanchonete e postos de assistência médica. O centro de visitantes conta com sala de exposição, museu, laboratório, auditório e biblioteca nos quais é possível participar de atividades educativas sobre o meio ambiente.

  • Endereço: Epia/BR-040. Funcionamento: diariamente das 8h às 17h. Telefone: (61) 3233-4553. Preço: R$ 12.

Eixão do Lazer

O Eixo Rodoviário é uma via de 16 km que corta a cidade de norte a sul e tem formato popularmente comparado às asas de um avião. Aos domingos e feriados, o local é fechado para carros e se transforma no Eixão do Lazer, onde os protagonistas são os pedestres, atletas, famílias, eventos e muitas outras atrações.

  • Funcionamento: domingos e feriados, das 6h às 18h.

*Com informações da Secretaria de Turismo

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA