Política

Dia Internacional da Família

Publicado

em

O Dia Internacional da Família, celebrado anualmente em 15 de maio, foi instituído por proposta pela ONU, em 1994. A comemoração visa ressaltar a importância da família na estruturação do núcleo familiar e o seu papel na base da educação infantil. A importância da data também é defendida no Poder Legislativo de Goiás, com proposituras voltadas ao fortalecimento da instituição familiar. 

Matéria apresentada na Casa, em reconhecimento ao Dia Estadual da Família na Escola é lei desde 2020. Já a proposta de implementação de políticas públicas de fortalecimento de vínculos familiares e para a efetivação do direito à convivência familiar, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB) tramita no Parlamento, protocolada sob nº 1573/22, em análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). 

Para Virmondes, a comemoração da data é importante por tratar do núcleo fundamental da sociedade, a família, que tem proteção especial do Estado garantida pela Constituição Federal. “Em Goiás, apresentamos projeto de lei que estabelece uma política estadual de fortalecimento dos vínculos familiares e de garantia ao direito de convivência familiar”, acentua. 

Segundo o parlamentar, a proposta sugere ações em várias áreas e eu destaco as que fortalecem o valor da maternidade e da paternidade responsável como elo primordial na formação da família. Além disso, o projeto defende uma cultura de valorização da infância e da adolescência no núcleo familiar.

Construção de cidadãos

Por sua vez, o deputado republicano Jeferson Rodrigues ressalta a importância da família no desenvolvimento individual de cada pessoa e é uma atividade que deve ser diária. “Família é base, é alicerce. Vemos nos dias atuais situações que menosprezam o papel da família na construção de cidadãos íntegros. São situações que precisam ser combatidas”, afirma o parlamentar. 

Rodrigues prossegue a pontuar seu trabalho enquanto legislador a favor da instituição familiar. “Como defensor da família, apresentei na Assembleia um projeto para instituir o Dia Estadual da Família na Escola, a ser celebrado no dia 21 de outubro”, relembra. 

A proposta foi aprovada e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado e se tornou a Lei nº 20.901, de 10 de novembro de 2020. “Com isso, temos mais um mecanismo para defender a família e seus princípios, que são essenciais na formação do caráter de bons seres humanos”, salienta Jeferson.

O intuito da data também é de alertar a população para a importância da família como núcleo da sociedade e para seus deveres e direitos; com foco na sensibilização e promoção do conhecimento relacionado com as questões sociais, econômicas e demográficas que atingem a família.

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA