Política

Dia Internacional da Família

Publicado

em

O Dia Internacional da Família, celebrado anualmente em 15 de maio, foi instituído por proposta pela ONU, em 1994. A comemoração visa ressaltar a importância da família na estruturação do núcleo familiar e o seu papel na base da educação infantil. A importância da data também é defendida no Poder Legislativo de Goiás, com proposituras voltadas ao fortalecimento da instituição familiar. 

Matéria apresentada na Casa, em reconhecimento ao Dia Estadual da Família na Escola é lei desde 2020. Já a proposta de implementação de políticas públicas de fortalecimento de vínculos familiares e para a efetivação do direito à convivência familiar, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB) tramita no Parlamento, protocolada sob nº 1573/22, em análise pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). 

Para Virmondes, a comemoração da data é importante por tratar do núcleo fundamental da sociedade, a família, que tem proteção especial do Estado garantida pela Constituição Federal. “Em Goiás, apresentamos projeto de lei que estabelece uma política estadual de fortalecimento dos vínculos familiares e de garantia ao direito de convivência familiar”, acentua. 

Segundo o parlamentar, a proposta sugere ações em várias áreas e eu destaco as que fortalecem o valor da maternidade e da paternidade responsável como elo primordial na formação da família. Além disso, o projeto defende uma cultura de valorização da infância e da adolescência no núcleo familiar.

Construção de cidadãos

Por sua vez, o deputado republicano Jeferson Rodrigues ressalta a importância da família no desenvolvimento individual de cada pessoa e é uma atividade que deve ser diária. “Família é base, é alicerce. Vemos nos dias atuais situações que menosprezam o papel da família na construção de cidadãos íntegros. São situações que precisam ser combatidas”, afirma o parlamentar. 

Rodrigues prossegue a pontuar seu trabalho enquanto legislador a favor da instituição familiar. “Como defensor da família, apresentei na Assembleia um projeto para instituir o Dia Estadual da Família na Escola, a ser celebrado no dia 21 de outubro”, relembra. 

A proposta foi aprovada e sancionada pelo governador Ronaldo Caiado e se tornou a Lei nº 20.901, de 10 de novembro de 2020. “Com isso, temos mais um mecanismo para defender a família e seus princípios, que são essenciais na formação do caráter de bons seres humanos”, salienta Jeferson.

O intuito da data também é de alertar a população para a importância da família como núcleo da sociedade e para seus deveres e direitos; com foco na sensibilização e promoção do conhecimento relacionado com as questões sociais, econômicas e demográficas que atingem a família.

Comentários do Facebook

Política

Encerramento das Atividades

Publicados

em

Encerramos neste momento os trabalhos da Agência de Notícias da Assembleia Legislativa, que divulga, em tempo real, as atividades institucionais da Assembleia Legislativa, as reuniões, votações e audiências públicas, incluídas ações das Comissões Permanentes, Especiais e de Plenário.

O trabalho da Agência Assembleia é focado no abastecimento dos veículos de comunicação da capital e do interior, de forma isenta e apartidária, oferecendo aos profissionais de rádio, tv e jornal a síntese dos fatos, com abordagens diretas e sem interpretações.

Notícias em tempo real

Os assuntos do dia, com a síntese veiculada em tempo real.

Destaque

Espaço privilegiado na tela de abertura do portal, evidenciado assunto de relevância.

Outros destaques

Evidenciam assuntos importantes do dia a dia no Parlamento.

Programação Cultural

Ações da Seção de Atividades Culturais, elo entre o Legislativo e os setores cultural e educacional e outros segmentos sociais.

O Poder Legislativo e Você

Espaço aberto para as opiniões e sugestões da comunidade sobre o Parlamento e iniciativas da Casa.

Agenda

O que acontece no dia – comissões, plenário e atividades externas dos parlamentares e representantes da Casa.

Este site é de responsabilidade da Diretoria de Comunicação, através da Agência Assembleia de Notícias.

Comentários do Facebook
Continue lendo

GOIÁS

MINAS GERAIS

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICA NACIONAL

MAIS LIDAS DA SEMANA