Política

Dezenove projetos de deputados avançam no Plenário, nesta 5ª-feira

Publicado

em


Os deputados realizaram, na tarde desta quinta-feira, 21, a última sessão ordinária híbrida da semana. Durante as deliberações da Ordem do Dia, 19 projetos de parlamentares foram aprovados; desses, 12 receberam aval em primeira fase de discussão e votação e outros sete, em fase definitiva. Os trabalhos da tarde foram conduzidos pelo presidente do Legislativo goiano, deputado Lissauer Vieira (PSB).

Logo no início da votação, o Plenário aprovou, em primeira votação, com 22 votos favoráveis e nenhum contra, a matéria de  nº 5796/19, de autoria do deputado Paulo Trabalho (PSL), que assegura o direito de pacientes levarem uma acompanhante do sexo feminino para acompanhar as consultas médicas ginecológicas.

Na propositura, o parlamentar justifica a iniciativa alegando que o objetivo é proteger tanto o profissional quanto a paciente de possíveis desconfianças ou abusos por qualquer das partes, preservando a relação médico-paciente. Além disso, a matéria assegura que haverá testemunhas, caso haja abuso ou assédio, resguardando a vítima de se submeter a processos invasivos.

Segundo a proposição, a garantia se estende a qualquer procedimento ginecológico, ainda que a paciente não esteja sedada. O projeto foi proposto após a repercussão, em diversos veículos de comunicação locais, de denúncias contra ginecologistas que estariam sendo acusados de abuso e assédio sexual.

Logo em seguida, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, em segunda e definitiva fase, o projeto de nº 4188/18, de autoria do deputado Talles Barreto (PSDB). A matéria prevê que a comercialização e distribuição de produtos ópticos no varejo seja permitida somente por estabelecimentos óticos devidamente licenciados para esta atividade no estado de Goiás. A proposta foi aprovada por unanimidade com 22 votos favoráveis.

Por 21 votos a 0, foi aprovado, em primeira fase de votação, o projeto de lei nº 7792/21, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT). A propositura dá denominação de Unidade Universitária Professor Nelson de Abreu Júnior à Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas da Universidade Estadual de Goiás (UEG), localizada em Anápolis.

De acordo com a justificativa da matéria, o objetivo é homenagear um dos maiores educadores de Goiás, Nelson de Abreu, e sua enorme contribuição para a UEG como professor efetivo desde a sua criação, em 1999. Ele morreu em maio deste ano, vítima de complicações da covid-19. A proposição precisa ser aprovada em mais uma fase de votação do Plenário da Assembleia Legislativa para que esteja apta a seguir para sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM).

Título de Cidadania Goiana

O Plenário do Legislativo goiano aprovou, ainda, três matérias que visam conceder Títulos de Cidadania Goiana. Os deputados aprovaram, em segunda votação, por 25 votos a 0, o projeto de lei nº 7921/21, de autoria do deputado Humberto Aidar (MDB) e outros, que concede Título de Cidadania Goiana a Leonardo Euler de Moraes.

O homenageado é servidor de carreira da Anatel. Formado em Ciências Econômicas com mestrado em Economia e doutorando pela Universidade de Brasília, é filho de Euler de Moraes, ex-deputado federal goiano. Leonardo nasceu em 1982 em Lancaster, na Inglaterra, e morou em Goiânia entre 1991 e 1999, onde estudou e jogou nas categorias de base do Goiás Esporte Clube. A matéria agora vai à sanção da Governadoria.

Pelo placar de 21 votos a 0, foi aprovada, também em segunda votação, a propositura de nº 5464/21, de autoria do presidente Lissauer Vieira, que concede Título de Cidadania Goiana ao delegado Elvis Aparecido Secco. A proposição vai, agora, à sanção do governador Ronaldo Caiado.

Elvis é delegado da Polícia Federal, coordenador-geral Nacional de Polícia de Repressão a Drogas, Armas e Facções Criminosas, diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado. Foi responsável por diversas operações contra o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Ele teve experiência internacional por quatro meses como oficial de Ligação na fronteira entre os Estados Unidos e o México, atuando como representante da Polícia Federal no Fusion Center de El Paso, no Texas.

Já em primeira votação, o Plenário aprovou, por 22 votos a 0, a proposição de nº 6062/21, de autoria do deputado Coronel Adailton (Progressistas) e outros, que concede Título de Cidadania Goiana ao ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Declaração de Utilidade Pública

Durante a deliberação da Ordem do Dia dessa quinta-feira, os parlamentares também se dedicaram à aprovação de 13 matérias que visam declarar de utilidade pública instituições goianas situadas em todos os cantos do estado.

Dentre essas proposições, o Plenário aprovou, em primeira fase, com 22 votos favoráveis e nenhum contra, a de nº 4493/21, do deputado Francisco de Oliveira (PSDB). A matéria declara de utilidade pública a Associação Família (ICF), sediada no município de Morrinhos.

Outra propositura aprovada foi a de nº 4093/21, que recebeu 28 votos favoráveis e nenhum contrário, durante a sua segunda votação. De autoria do deputado Karlos Cabral (PDT), o projeto declara de utilidade pública a União Estadual dos Estudantes de Goiás (UEE-GO), com sede em Goiânia.

Os deputados também aprovaram, por 22 votos a 0, o projeto de lei nº 5763/21, de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (sem partido), que declara de utilidade pública a Associação Equoterapia Goiabeira, situada no município de Inhumas. A matéria foi aprovada em segunda e definitiva votação.

Confira, abaixo, os demais projetos que declaram de utilidade pública instituições goianas:

Processo nº 2923/20 – Deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) – Declara de utilidade pública a Associação Emanuel, com sede no município de Caldas Novas. Projeto aprovado, em segunda votação, com 21 votos favoráveis e nenhum contrário.

Processo nº 978/20 – Apensado ao de nº 1331/20 – Deputado Thiago Albernaz (Solidariedade) – Declara de utilidade pública o Abrigo São Vicente de Paulo, com sede no município de Niquelândia. Propositura aprovada, em segunda votação, por 23 votos a 0.

Processo nº 5079/19 – Deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) – Institui diretrizes para o estímulo ao empreendedorismo para alunos do ensino médio da Rede de Educação Pública do Estado de Goiás. Projeto de lei aprovado, em primeira votação, por 21 votos a 0.

Processo nº 5069/21 – Deputada Lêda Borges (PSDB) – Declara de utilidade pública a Associação Urbana dos Remanescentes de Quilombos Rufino Francisco (Arqrfn). Propositura aprovada por 21 votos a 0, em primeira fase de votação.

Processo nº 6781/21 – Deputado Lissauer Vieira (PSB) – Declara de utilidade pública a Associação Grupo Mãos Solidárias, com sede no município de São Luís de Montes Belos (GO). Proposição aprovada, em primeira fase de votação, por 22 votos a 0.

Processo nº 5411/21 – Deputada Lêda Borges (PSDB) – Declara de utilidade pública o Instituto Socioeducativo Integrar, com sede em Valparaíso de Goiás. Houve 23 votos a favor e nenhum contrário e aprovação ocorreu em primeira fase.

Processo nº 4109/21 – Deputado Thiago Albernaz (Solidariedade) – Declara de utilidade pública o Instituto de Patrimônio Histórico e Cultural Professor Jan Magalinski, com sede no município de Anápolis (GO). Proposição aprovada, em primeira fase de votação, por 22 votos a 0.

Processo nº 5164/21 – Deputado Delegado Eduardo Prado (DC) – Declara de utilidade pública a Associação Comunitária Vila Alzira, com sede no município de Aparecida de Goiânia. Proposição aprovada, em primeira fase de votação, por 25 votos a 0.

Processo nº 5319/21 – Deputada Lêda Borges (PSDB) – Declara de Utilidade Pública a Associação Pró-Desenvolvimento Comunitário do Planalto Central (Asprodec). Proposição aprovada, em primeira fase de votação, por 23 votos a 0.

Processo nº 5466/21 – Deputado Karlos Cabral (PDT) – Declara de utilidade pública a Associação Atlética Neurologia, com sede em Goiânia. Proposição aprovada, em primeira fase de votação, por 21 votos a 0. 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA