Política

Deputados celebram o aniversário do município e falam da expectativa para a retomada das atividades turísticas, pós-pandemia

Publicado

em


Fundada em 1727 pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, a Cidade de Goiás completa, no próximo dia 25 de julho, 294 anos. Pioneira no estado, foi também capital goiana até o ano de 1937, quando o título em questão foi transferido para a grande Goiânia.

A princípio, a região situada às margens do Rio Vermelho, levava o nome de Arraial de Sant’Anna. Pouco depois, foi elevada à condição de vila administrativa, em 1739. Na época, o município apelidado na atualidade de Goiás Velho, passou a se chamar Vila Boa de Goyas, até se tornar, em 1918, a histórica Cidade de Goiás. 

Desde 1961, ocorre, anualmente, na data atual, uma transferência simbólica da Capital do estado para a Cidade de Goiás. Entretanto, em razão da pandemia de covid-19, a celebração não é realizada pelo segundo ano consecutivo.

Localizada no Centro-Oeste do estado, a Cidade de Goiás possui, hoje, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Tal reconhecimento foi concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em âmbito mundial, em dezembro de 2001.

Isso porque a cidade da poetisa Cora Coralina carrega, em sua bagagem, um vasto histórico cultural, especialmente devido à preservação de sua arquitetura original. Na década de 1950, alguns monumentos foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que, em 1978, protegeu todo o conjunto histórico do município.

“A Cidade de Goiás é uma referência para nós, pois ela é um patrimônio cultural da humanidade. Ao adentrar no município, ao caminhar nas ruas, a gente tem a felicidade de poder reviver boa parte do nosso passado, vendo aquela arquitetura que foi toda construída por milhares de pessoas que ajudaram na criação do nosso estado”, enaltece o deputado Wagner Neto (Pros).

Wagner, que é presidente da Comissão de Organização dos Municípios da Assembleia Legislativa, pondera se tratar de uma cidade com extrema importância para Goiás. Ele alega ser inevitável pensar no estado como um todo, sem se lembrar do município que construiu a sua história. “Hoje, Goiás não é mais a Capital do estado, mas em nosso coração nunca deixará de ser”.

Turismo

Desenvolvida ao longo do Rio Vermelho, as ruas de pedra da Cidade de Goiás levam turistas a museus, como o das Bandeiras e o da Arte Sacra da Boa Morte. A Casa de Coralina, a Igreja do Rosário e a Praça do Coreto também fazem parte dos diversos atrativos. Além disso, o artesanato local e a culinária regional, são outros pontos de destaque.

O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado Coronel Adailton (Progressistas), parabeniza o município e reforça o compromisso de atuação da Casa de Leis em prol do local. “Quero manifestar minha homenagem à nossa primeira Capital do estado de Goiás e a todos os vilaboenses nessa data tão importante e especial. Também quero reafirmar meu sincero compromisso de continuar trabalhando pela conservação e valorização das nossas tradições, as quais tanto enriquecem a nossa cultura”, frisa o parlamentar.

Coronel Adailton destaca, ainda, a expectativa para a retomada das atividades turísticas, pós-pandemia de covid-19. “Ressalto a necessidade de atuarmos, com firmeza, junto ao Governo de Goiás, tendo a Cidade de Goiás como referência, para assegurar a retomada das atividades em todos os nossos destinos turísticos”, disse o deputado, que, em seguida, completou: “Assim, valorizamos nossa história, fortalecemos a economia, geramos mais emprego, aumentamos a renda e proporcionamos mais alegria para toda a nossa querida gente goiana”.

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA