Política

Deputado Cairo Salim homenageou vereadores de vários municípios goianos na noite dessa terça-feira, 17

Publicado

em

O plenário Iris Rezende da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) sediou sessão solene extraordinária em homenagem a mais de 70 vereadores de diversos municípios goianos na noite dessa terça-feira, 17. A iniciativa foi do deputado Cairo Salim (PSD).

Os representantes do Legislativo municipal das mais diversas regiões do estado foram condecorados com Certificados do Mérito Legislativo pelos relevantes serviços prestados à população goiana, cada um com forte atuação voltada para beneficiar seus respectivos municípios.

Compuseram a mesa de trabalhos da solenidade, além de Salim, o prefeito de Acreúna, Claudiomar Portugal (PP), e a prefeita de Cristianópolis, Juliana da Farmácia (DEM).

O parlamentar afirmou que existe uma falsa expectativa da população com relação àquilo que é competência do vereador. “Os vereadores foram eleitos para legislar e fiscalizar os prefeitos. Porém, sabemos qual é a realidade dos municípios. Na prática, o vereador é psicólogo ou até motorista para trazer o cidadão para a capital se estiver doente. O vereador resolve qualquer tipo de problema. Muitas vezes, a população não consegue reconhecer seja por ignorância ou falta de conhecimento, mas, as expectativas são enormes e difíceis de serem alcançadas”, destacou Salim.

O legislador disse, ainda que, na prática, as pessoas não querem saber o que é competência do vereador, elas querem que o problema delas seja resolvido. “Nosso grande desafio é ensinar a população que voto não tem preço, tem consequência. Não temos que eleger a pessoa mais gente boa, temos que eleger os mais capacitados, que têm mais carinho pela população e conhecem a realidade da cidade. Talvez seja uma pessoa que não tenha cultura universitária, mas que tem as mãos calejadas e conhece o sofrimento do povo.”  

Ele explicou que o motivo de homenagear os vereadores nessa noite: é que eles têm as características mais essenciais para desempenhar a função do legislador. “Vocês têm honradez e sabedoria para serem representantes de uma cidade nas câmaras municipais. Deixo meu gabinete à disposição de todos vocês para as demandas que melhoram a qualidade de vida do nosso povo e da nossa gente”, disse Cairo.

Gratidão

A ex-prefeita e presidente da Câmara Municipal de Bom Jesus de Goiás, vereadora Sivalda Maria do Carmo Fernandes (PSD), afirmou que é uma gratidão e satisfação imensa participar desse momento. “Parabéns, Cairo Salim, por esse olhar humano e compromisso em fazer a diferença. Somos só gratidão.”  

Ela recorreu ao filósofo Aristóteles para descrever seu agradecimento pela homenagem recebida. “’A honra não consiste em receber títulos, mas em merecê-los’. Estamos vivendo isso agora. Estamos cheios de gratidão”, destacou Sivalda.

Ao subir à tribuna para falar em nome dos homenageados, o presidente da Câmara Municipal de Porteirão, vereador José Goulart Brasil (PSB), destacou que ser vereador é ter 1.001 utilidades. “Tenho orgulho de representar minha cidade. Saímos todas as semanas em busca de benefícios para nosso povo. A nossa trajetória política não é fácil. Temos que desempenhar funções diversas a todo momento em prol da população.”  

O vereador afirmou, ainda, que os assessores de Cairo Salim e o próprio deputado merecem todos os agradecimentos possíveis. “Sempre nos recebem muito bem. Que Deus abençoe cada cidadão presente e que voltem em segurança para suas casas.” 

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA