Cidades

Curso gratuito de moda para mulheres já tem mais de 100 inscrições

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, em parceria com o Senac, inscreveu em menos de uma semana ao menos 100 mulheres para o Projeto Linha, Agulha e Vida, que oferece gratuitamente o curso de moda. De acordo com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), ainda há outras 100 vagas a serem preenchidas.

Podem se inscrever mulheres a partir de 16 anos de idade que atuem direta ou indiretamente com modelagem e costura ou que tenham interesse em trabalhar com moda ou áreas correlatas e se encontrem em situação de vulnerabilidade social.

Serão 10 turmas de 20 mulheres cada, totalizando 200 mulheres capacitadas ao final do ano. As inscrições são realizadas na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, localizada na Rua 74, nº 423, Setor Central, de forma presencial das 8h às 17h. É necessário que a interessada esteja munida do seu RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de escolaridade.

“A indústria têxtil e de confecção brasileira tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque industrial, a quinta maior indústria têxtil do mundo e a quarta maior em confecção. Goiânia caminha para ser o polo nacional da moda e queremos nossas mulheres prontas para ocupar seu espaço nesse mercado”, afirma a secretária da Mulher, Tatiana Lemos.

Quem participar do curso estará apto, ao seu final, a exercer a função de costureira, buscando promover uma melhor atuação no mercado de trabalho.

Ao final do curso, a aluna adquirirá as seguintes habilidades:

▪ Trabalhar em equipe

▪ Organizar o local de trabalho e aviamentos necessários à costura de peças do vestuário

▪ Identificar as partes e interpretar traços, contornos e marcações da modelagem do vestuário

▪ Executar o corte manual

▪ Reconhecer as principais partes da máquina de costura reta e overloque industrial; distinguir os tipos de agulhas, adequados ao material e aviamentos, segundo especificações técnicas

▪ Trocar agulhas, passar linhas, instalar, regular e usar acessórios nas máquinas de costura reta e overloque

▪ Regular o ponto de acordo com cada tipo de linha e tecido

▪ Aplicar sequência operacional na confecção dos produtos

▪ Identificar defeitos de costura orientados ao controle de qualidade nos processos de confecção

▪ Demonstrar competências pessoais de criatividade no vestuário

Conheça um pouco da grade curricular do Curso de Qualificação de Costureiro (240hs):

Qualificação em Auxiliar de Costureiro

Técnicas de modelagem

Corte e costura

Técnicas de costura e acabamentos

Oficina: Formação de custo e preço de venda

Customização de peças de vestuário – Moda Circular

Moda, mídias digitais e fotografia

Oficina: Técnicas de vitrinismo de moda

Oficina: Emprendedorismo de moda e oportunidades

Afif Sarhan, da editoria de Política para as Mulheres

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Caiado entrega 30 casas a custo zero em Orizona

Publicados

em

Investimento nas moradias foi de quase R$ 3,5 milhões. As famílias também vão receber escritura de graça

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (10/04), 30 casas a custo zero do programa Para Ter Onde Morar – Construção, em Orizona, na região da Estrada de Ferro. O investimento nas moradias é de quase R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e não há exigência de contrapartida por parte das famílias.

“Estamos trazendo a noção de cidadania, de liberdade, independência e respeito para as famílias que agora têm moradia digna”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo goiano, é de entregar cerca de 10 mil casas até o fim do mandato, em 2026. “São moradias construídas com qualidade, bem estruturadas, para garantir todo conforto e segurança às famílias contempladas”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

As famílias que receberam os imóveis comprovaram com documentos que estão de acordo com as exigências do programa, incluindo ter renda de até um salário mínimo e residir no município por pelo menos três anos. Além da casa própria, elas também receberam a escritura de forma gratuita.

“Só em Goiás que existe programa habitacional de casas a custo zero. Quem vai receber não tem prestação para pagar, e até o custo de cartório, nós conseguimos eliminar para entregar as moradias e conseguir realizar o sonho de tantas pessoas”, destacou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Com infraestrutura de água e energia elétrica, os imóveis estão prontos para morar. “Já estou pensando na decoração da minha casa e sei que vou ser feliz aqui dentro”, comemorou a dona de casa Elza Lima de Jesus, uma das contempladas. O sentimento de gratidão é o mesmo compartilhado pela auxiliar de serviços gerais, Edna de Melo dos Santos. “É muito emocionante poder abrir a porta da casa, entrar e falar, essa é minha”, relatou.

“Temos um governador que realmente se preocupa com aqueles que não têm moradia”, disse o prefeito de Orizona, Felipe Dias. Também presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela enalteceu o trabalho que tem sido realizado pela gestão de modo a atender todos os municípios do Estado. “Caiado é parceiro dos municípios do interior e tem levado programas importantes em todas as áreas”, ressaltou.

Programa
Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo de Goiás já entregou 1.198 moradias a custo zero, desde 2021. “Nós adotamos uma política para aplicar o dinheiro da forma correta e hoje conseguimos entregar casas que não são mais ou menos, elas possuem estrutura digna para dar tranquilidade a quem vai morar nos imóveis”, finalizou Caiado.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA