Política

CPI da Central de Regulação

Publicado

em

O deputado Talles Barreto (UB), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Central de Regulação de Goiás, comandou reunião do colegiado na manhã desta quinta-feira, 30. O objetivo do encontro foi receber, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), relatório em resposta a denúncias investigadas pelo colegiado, bem como informações sobre investimentos feitos no setor durante a atual gestão governamental.

Compuseram a mesa, além do presidente, os deputados Delegado Humberto Teófilo (Patriota) e Francisco Oliveira (MDB), relator. Também estiveram presentes na reunião os parlamentares Wilde Cambão (PSD), vice-presidente, Paulo Trabalho (PL), Amilton Filho (MDB) e Bruno Peixoto (UB).  

Talles iniciou a reunião explicando que foram encaminhados requerimentos solicitando informações específicas à SES-GO e, hoje, ela entregou resposta. “Estarei encaminhando a todos os membros da CPI a posição da Secretaria Estadual de Saúde”, informou.

Na oportunidade, Humberto Teófilo apresentou seis requerimentos, os quais foram rejeitados em votação dos integrantes da CPI. Paulo Trabalho apresentou três requerimentos que, também, receberam parecer pela rejeição do colegiado.

Durante o debate, Paulo Trabalho, ao receber o relatório enviado pela SES-GO, reclamou do conteúdo do documento. Segundo ele, o relatório está recheado de fotos e letras grandes para ocupar espaço. “É inútil, além de estar fora do prazo. Era para ter sido enviado ontem. Estou indignado pois não é isso que a população de Goiás espera de deputados estaduais.”

Humberto Teófilo sugeriu que a próxima reunião seja agendada para o dia 11 de julho e, também, destacou indignação com relação ao relatório da SES-GO. “Esse relatório é vergonhoso. É uma falta de respeito ele ter sido enviado. O secretário de saúde deveria vir aqui pessoalmente. Como que um relator de CPI vai basear seu relatório nesse tipo de informação? Precisamos saber quantas pessoas morreram esperando uma vaga. O povo está esperando cirurgia, exames”, reclamou.

CPI da Saúde

A CPI da Central de Regulação também conhecida como CPI da Saúde foi instituída por ato da Presidência, inscrito sob o Decreto Legislativo n° 3347 e publicado no último dia 24 de junho. O objetivo é averiguar supostas denúncias de favorecimento de gestão, omissão de socorro, prevaricação e improbidade administrativa imputada a gestores da entidade. Ao fim da investigação, as apurações deverão ser todas encaminhadas ao Ministério Público, a quem compete proceder com as responsabilizações julgadas necessárias. 

A Rede Assistencial regulada pela SES-GO envolve complexo responsável, hoje, pelo quantitativo de leitos de UTI e enfermarias ofertados no estado. A entidade também controla o acesso à fila de espera das cirurgias eletivas, assim como se responsabiliza, igualmente, pelas Notas Técnicas e Protocolos de Regulação de Internação por Covid-19.

O colegiado tem como titulares os seguintes deputados: Delegado Humberto Teófilo (Patriota), Talles Barreto (UB), Francisco Oliveira (MDB), Wilde Cambão (PSD) e Paulo Trabalho (PL). Os suplentes são: Gustavo Sebba (PSDB), Álvaro Guimarães (UB), Amilton Filho (MDB), Cairo Salim (PSD) e Paulo Cezar Martins (PL).

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

“Temos que governar com o espírito de JK”, defende Caiado em encontro nacional de lideranças

Publicados

em

Na 2ª edição do Seminário Brasil Hoje, em São Paulo, o governador falou sobre clima de acirramento da política nacional e soluções reais para problemas da população

No debate sobre desafios e oportunidades para os estados, em São Paulo, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, citou o ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), que comandou o país entre 1956 e 1961 em clima de coalizão. “Foi esse homem que deu conta de fazer todo o desenvolvimento, destacar o Centro-Oeste e o Norte do país”, disse Caiado. A fala foi durante a segunda edição do Seminário Brasil Hoje, realizado nesta segunda-feira (22/04).

O evento reuniu lideranças políticas e do setor privado para debater o cenário econômico atual. “Ninguém governa brigando, nesse clima de acirramento político. O presidente hoje tem que governar com o espírito que JK teve, de poder, se preocupar com matérias relevantes”, disse Caiado. Ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o goiano encerrou o evento, com a mediação do jornalista Willian Waack.

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Em seminário nacional, Caiado fala que presidente da República deve seguir exemplo de JK

Caiado relembrou que, à época de JK, o país também vivia grande clima de polarização política, com diversas forças tentando derrubar o presidente. Ao ser resolvida a crise, JK pediu calma e que o deixassem trabalhar pelo país, sem também promover clima de revanchismo contra adversários.

“Essa polarização é deletéria, todo mundo pode contribuir para seu fim”, disse Tarcísio ao concordar com Caiado. Para ele, o Judiciário, Legislativo, a mídia e mais setores da sociedade também devem atuar para descomprimir o debate. “Estamos cada dia mais próximos do limite, a população não aguenta”, alertou Tarcísio. O encontro foi promovido pela organização Esfera Brasil, que se intitula “apartidária e independente”, com transmissão ao vivo via internet.

Sobre desafios da segurança pública nos estados, Caiado ressaltou que “bandido tem que cumprir pena, e não ficar fazendo falsa política social”. Ele destacou ainda a necessidade do combate às facções criminosas que dominam diversos pontos, nas grandes metrópoles. “Ter territórios onde não se pode entrar significa que não temos um estado democrático de direito”, afirmou.

Como resultado das ações do Governo de Goiás, ele citou que o estado hoje não tem nenhum território dominado por facções e é exemplo nacional em segurança pública.

Seminário
Também integraram a programação do seminário o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, além de outras autoridades. Nos demais painéis, foram abordados temas como as perspectivas para as eleições municipais, comunicação, meio ambiente e integração e inovação de cadeias produtivas.

Fotos:_Julia Fagundes Esfera / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA