Cidades

Comurg apresenta balanço positivo nos 4 ecopontos

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia apresentou balanço positivo de materiais recebidos nos quatro ecopontos municipais. Restos de construção civil atingiram mais de 40 toneladas e os resíduos de poda alcançaram 6 mil. Cerca de mil unidades  de bens descartáveis inservíveis foram recebidas, enquanto que dois mil pneus foram entregues. Destaque para o crescimento da entrega voluntária que atingiu  100% de aumento em comparativo com ano anterior.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) acredita que o volume alcançado é em razão da disponibilidade de mais pontos espalhados pela cidade, evitando grande parte de descartes clandestinos em vias públicas e particulares.
Alex Gama, presidente da Comurg, acredita que está ocorrendo uma mudança de hábito do goianiense e que a nova postura reforça a importância da ação conjunta entre administração municipal e o cidadão. “Esta é uma medida positiva que  evita que aconteçam descartes de forma irregular, além de contribuir com a coleta seletiva, mantendo a cidade  limpa e bonita”, esclarece.

Os ecopontos Guanabara, Faiçalville, Campos Dourados e São José são administrados pela Comurg e funcionam todos os dias das 7h às 19 horas. Em qualquer das unidades, o munícipe pode deixar pequenos volumes de resíduos de construção civil, poda de árvores, móveis, recicláveis e eletroeletrônicos.

As unidades contam com diversas caçambas para o armazenamento correto dos materiais. Nos locais, há equipes que recebem o material e fazem o monitoramento. O produto reciclável é entregue às cooperativas cadastradas junto à Prefeitura. Parte do material recolhido também é reaproveitada pela Comurg em infraestrutura e urbanização da cidade e na ornamentação de canteiros, praças e rotatórias.

No planejamento da Prefeitura já existem estudos em andamento para instalação de outras unidades em vários pontos da capital. A meta é chegar ao final da atual gestão com 16 ecopontos, além de outros quase 40 pontos de entrega para incentivar ainda mais o descarte correto de resíduos produzidos em Goiânia.

Confira os pontos de entrega:
• Ecoponto Guanabara: Rua GB-5 c/ Rua GB-6, Jardim Guanabara II
• EcopontoFaiçalville: Av. Nadra Bufaiçal c/ Av. Madri APM, Setor Faiçalville
• Ecoponto Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni c/ Rua Irmã Maria Bernarda, Jardim São José
• Ecoponto Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07, Res. Campos Dourados.

• Central de Logística Reversa: Av. T-14, Qd S9-A, Lt 09, Setor Bela Vista (antigo prédio da Secretaria Municipal de Trânsito, atual SMM). Somente entrega de eletroeletrônicos.

Silvio Soũls, da editoria de Urbanização
Fotos: Luciano Magalhães Diniz

Comentários do Facebook

Cidades

Caiado entrega 30 casas a custo zero em Orizona

Publicados

em

Investimento nas moradias foi de quase R$ 3,5 milhões. As famílias também vão receber escritura de graça

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (10/04), 30 casas a custo zero do programa Para Ter Onde Morar – Construção, em Orizona, na região da Estrada de Ferro. O investimento nas moradias é de quase R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e não há exigência de contrapartida por parte das famílias.

“Estamos trazendo a noção de cidadania, de liberdade, independência e respeito para as famílias que agora têm moradia digna”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo goiano, é de entregar cerca de 10 mil casas até o fim do mandato, em 2026. “São moradias construídas com qualidade, bem estruturadas, para garantir todo conforto e segurança às famílias contempladas”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

As famílias que receberam os imóveis comprovaram com documentos que estão de acordo com as exigências do programa, incluindo ter renda de até um salário mínimo e residir no município por pelo menos três anos. Além da casa própria, elas também receberam a escritura de forma gratuita.

“Só em Goiás que existe programa habitacional de casas a custo zero. Quem vai receber não tem prestação para pagar, e até o custo de cartório, nós conseguimos eliminar para entregar as moradias e conseguir realizar o sonho de tantas pessoas”, destacou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Com infraestrutura de água e energia elétrica, os imóveis estão prontos para morar. “Já estou pensando na decoração da minha casa e sei que vou ser feliz aqui dentro”, comemorou a dona de casa Elza Lima de Jesus, uma das contempladas. O sentimento de gratidão é o mesmo compartilhado pela auxiliar de serviços gerais, Edna de Melo dos Santos. “É muito emocionante poder abrir a porta da casa, entrar e falar, essa é minha”, relatou.

“Temos um governador que realmente se preocupa com aqueles que não têm moradia”, disse o prefeito de Orizona, Felipe Dias. Também presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela enalteceu o trabalho que tem sido realizado pela gestão de modo a atender todos os municípios do Estado. “Caiado é parceiro dos municípios do interior e tem levado programas importantes em todas as áreas”, ressaltou.

Programa
Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo de Goiás já entregou 1.198 moradias a custo zero, desde 2021. “Nós adotamos uma política para aplicar o dinheiro da forma correta e hoje conseguimos entregar casas que não são mais ou menos, elas possuem estrutura digna para dar tranquilidade a quem vai morar nos imóveis”, finalizou Caiado.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA