Cidades

Com apoio da OVG, Aparecida de Goiânia recebe espetáculo Korvatunturi

Publicado

em

Com apoio do Governo do Estado e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Aparecida de Goiânia recebeu, nesta quinta-feira (19/5), o encerramento da turnê do espetáculo Korvatunturi, que percorreu seis municípios goianos entre os dias 3 e 19 de maio. Patrocinado pela Saneago, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o musical contou com apresentações culturais gratuitas destinadas a crianças e adolescentes em vulnerabilidade social dos municípios de Goiânia, Luziânia, Águas Lindas de Goiás, Alto Paraíso, Cidade de Goiás e Aparecida. 

O objetivo da iniciativa, segundo a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado, foi levar cultura e esperança a famílias em vulnerabilidade social. “Quando pensamos nessa proposta de apoiar uma turnê teatral por Goiás, alinhamos logo a possibilidade de oferecer esse entretenimento àqueles que não poderiam assistir a um espetáculo assim em outras circunstâncias, por isso escolhemos escolas públicas em regiões com maior grau de vulnerabilidade”. Ainda segundo Gracinha, “a ação garantiu a estudantes a oportunidade de assistir a um dos espetáculos mais prestigiados do Brasil de forma totalmente gratuita”.

Além das apresentações, o Governo do Estado e a OVG ofereceram suporte para a realização de oficinas de maquiagem artística a crianças e adolescentes de unidades públicas de ensino dos municípios, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que selecionou os alunos para assistir ao espetáculo. Na cidade de Goiás, durante a oficina artística, os estudantes participaram de uma competição em que os autores dos melhores trabalhos puderam conhecer os bastidores do espetáculo. Os premiados foram Flávio César da Silva Pinheiro (11 anos) e Emilly Rodrigues Santiago (12), ambos do 6º ano.

Ao visitarem a coxia do teatro e conhecerem os artistas, Flávio ficou encantado. “Nunca imaginei que seria dessa forma, é tudo muito bonito”. Já Emilly, ao ver de perto os bastidores do espetáculo, disse que a magia do teatro é realmente impressionante. “É um mundo mágico, as pessoas se transformam com as maquiagens e o figurino. Vendo isso de perto, não tem como não sonhar”, contou ela.

Ao saber sobre a visita dos dois estudantes selecionados pela criatividade demonstrada na oficina de arte, a diretora-geral da OVG, Adryanna Melo Caiado, lembrou que a iniciativa nasceu como uma forma de levar arte e cultura a todos os cantos do Estado. “A ideia não era apenas levar a apresentação, mas apresentar as crianças e os adolescentes às artes. Quando soube dessas duas crianças que se destacaram pelo desenho que fizeram e foram escolhidas para ver os bastidores de Korvatunturi, me veio logo à mente: será que descobrimos dois novos artistas nessa turnê?”, comentou, emocionada. 

Musical Korvatunturi

Tradicional atração de Gramado (RS), o espetáculo musical Korvatunturi conta a história de um antigo e sábio povoado que vive ao pé de uma árvore mágica, em uma terra longínqua, e que resgata ao mundo dos humanos os verdadeiros valores da vida, como amor, felicidade, fé e esperança.

Surpreendente do começo ao fim, o musical lúdico encanta pelo alto nível técnico dos 13 artistas que dividem o palco entre cenas de música, teatro, acrobacia, dança, números aéreos e efeitos visuais. O roteiro, trilha sonora e figurinos são originais e as músicas são interpretadas ao vivo.

Fonte: Organização das Voluntárias de Goiás (OVG)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook

Cidades

Caiado entrega 30 casas a custo zero em Orizona

Publicados

em

Investimento nas moradias foi de quase R$ 3,5 milhões. As famílias também vão receber escritura de graça

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (10/04), 30 casas a custo zero do programa Para Ter Onde Morar – Construção, em Orizona, na região da Estrada de Ferro. O investimento nas moradias é de quase R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e não há exigência de contrapartida por parte das famílias.

“Estamos trazendo a noção de cidadania, de liberdade, independência e respeito para as famílias que agora têm moradia digna”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo goiano, é de entregar cerca de 10 mil casas até o fim do mandato, em 2026. “São moradias construídas com qualidade, bem estruturadas, para garantir todo conforto e segurança às famílias contempladas”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

As famílias que receberam os imóveis comprovaram com documentos que estão de acordo com as exigências do programa, incluindo ter renda de até um salário mínimo e residir no município por pelo menos três anos. Além da casa própria, elas também receberam a escritura de forma gratuita.

“Só em Goiás que existe programa habitacional de casas a custo zero. Quem vai receber não tem prestação para pagar, e até o custo de cartório, nós conseguimos eliminar para entregar as moradias e conseguir realizar o sonho de tantas pessoas”, destacou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Com infraestrutura de água e energia elétrica, os imóveis estão prontos para morar. “Já estou pensando na decoração da minha casa e sei que vou ser feliz aqui dentro”, comemorou a dona de casa Elza Lima de Jesus, uma das contempladas. O sentimento de gratidão é o mesmo compartilhado pela auxiliar de serviços gerais, Edna de Melo dos Santos. “É muito emocionante poder abrir a porta da casa, entrar e falar, essa é minha”, relatou.

“Temos um governador que realmente se preocupa com aqueles que não têm moradia”, disse o prefeito de Orizona, Felipe Dias. Também presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela enalteceu o trabalho que tem sido realizado pela gestão de modo a atender todos os municípios do Estado. “Caiado é parceiro dos municípios do interior e tem levado programas importantes em todas as áreas”, ressaltou.

Programa
Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo de Goiás já entregou 1.198 moradias a custo zero, desde 2021. “Nós adotamos uma política para aplicar o dinheiro da forma correta e hoje conseguimos entregar casas que não são mais ou menos, elas possuem estrutura digna para dar tranquilidade a quem vai morar nos imóveis”, finalizou Caiado.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA