Política

CCJ e Comissão Mista realizam reuniões extras para deliberar matérias do Executivo e da Mesa Diretora

Publicado

em


As comissões Mista e de Constituição, Justiça e Redação da Alego se reuniram na tarde desta terça-feira, 30, para apreciar proposituras do Poder Executivo e da Mesa Diretora da Casa. O destaque da rodada de votações ficou com a aprovação, pela CCJ, do decreto legislativo que vai garantir recursos para iluminação de natal do Centro Cultural Oscar Niemeyer.

A proposição da Governadoria, de nº 8895/21, dispõe sobre a adesão dos estados de Goiás e Rio Grande do Norte e altera o Convênio ICMS n° 27/06, que autoriza os estados que identifica e o Distrito Federal a conceder crédito outorgado do ICMS, correspondente ao valor do tributo destinado pelos seus respectivos contribuintes, a projetos culturais credenciados pelas respectivas secretarias de Cultura.

Os deputados Helio de Sousa (PSDB), Major Araújo (sem partido) e o petista Antônio Gomide pediram vista da matéria, contudo, o presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB), esclareceu  que a movimentação financeira visa garantir a iluminação natalina para o Centro Cultural Oscar Niemeyer, o que motivou a devolução da matéria pelos deputados. 

Outro projeto de lei aprovado pela CCJ foi o de nº 8931/21, que altera a resolução nº 1.639, de 20 de dezembro de 2017, que define atribuições no âmbito da Escola do Legislativo. A proposta da Mesa Diretora da Alego altera também a resolução nº 1.314, de 31 de agosto de 2010, que trata da organização da secretaria da Polícia Legislativa.

Comissão Mista

O primeiro projeto colocado em apreciação durante a reunião da Comissão Mista desta tarde foi o de nº 8920/21, que reformula e disciplina a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) da Grande Goiânia, bem como reestrutura a Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). A votação da propositura foi prejudicada com os pedidos de vista dos deputados Delegado Humberto Teófilo (sem partido), Alysson Lima (SD), Major Araújo (PSL), Antônio Gomide (PT), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Francisco de Oliveira (PSDB), Helio de Sousa (PSDB), Thiago Albernaz (SD) e Karlos Cabral (PDT).

Durante a discussão do mesmo, o deputado Alysson Lima ressaltou que o projeto em questão reformula todo o sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia e que gostaria que fossem realizadas audiências públicas para ouvir a sociedade. “Precisamos ouvir a UFG, o Ministério Público, a sociedade, a Câmara Deliberativa. Enfim, essa matéria que o Governo de Goiás vai assumir 42,9% do percentual de toda Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo, vai assumir inclusive a parte financeira?” questionou.

Além disso, o parlamentar disse que não terá representante da Assembleia Legislativa de Goiás na Câmara Deliberativa. “É muito importante que o Parlamento goiano tenha representante”.

A alternância de poder na CMT também é tratada nesse projeto. “Por isso temos que votar com tranquilidade e fazer audiência pública antes de votar esse projeto. São 2,5 milhões de habitantes que dependem do transporte público. Peço à oposição que solicite vista para avaliar melhor esse projeto”, concluiu Alysson.

O segundo e último projeto apreciado pelo colegiado também sofreu pedidos de vista e teve a votação prejudicada. Trata-se da propositura de nº 8507/21, que altera da Lei nº 20.694, de 26 de dezembro de 2019, que dispõe sobre normas gerais para o Licenciamento Ambiental do Estado de Goiás. A matéria assinada pelo deputado Lissauer Vieira (PSD) dispõe que: “O Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMAm) definirá as atividades que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local, considerando os critérios de porte, potencial poluidor e natureza da atividade”.

A proposta obteve parecer favorável do relator Wilde Cambão (PSD), mas sofreu pedidos de vista dos deputados Antônio Gomide, Major Araújo, Alysson Lima, Humberto Teófilo, Karlos Cabral e Helio de Sousa .

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA