Política

Candidaturas isoladas

Publicado

em

As candidaturas isoladas têm sido tema de debate entre partidos e coligações partidárias pelo país afora. Segundo o técnico judiciário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mestre em direito e relações internacionais Alexandre Azevedo, isso acontece porque a legislação eleitoral é omissa quanto a esse tipo de candidatura. “Se não está proibido, em tese, é permitido”, esclareceu. 

Azevedo explicou que essa modalidade de postulação é uma possibilidade de partidos que estão integrando uma coligação para eleição ao governo do estado, de lançarem candidaturas separadas ao Senado Federal, fora da coligação. 

De acordo com o especialista, em 2010, foi feita uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autorizou o lançamento desse tipo de disputa. O advogado explicou que, além das candidaturas isoladas, por partidos coligados para a disputa aos governos estaduais, também são previstas as candidaturas ao Senado, de partidos que não fizeram coligações. Porém, as siglas que escolhem lançar candidatos isolados, estando coligadas para a eleição estadual, não podem fazer nenhuma outra aliança para o pleito ao Senado.

Ao ser questionado pela apresentadora Fernanda Candido, sobre as candidaturas avulsas, o professor de direito eleitoral explicou que é uma situação diferente da candidatura isolada, sendo uma prática proibida no Brasil. Trata-se do lançamento de candidaturas de pessoas que não sejam filiadas a um partido político. “Essa é uma modalidade que foi rechaçada pelo Supremo Tribunal Federal”, explicou o advogado. 

Por fim, Alexandre Azevedo, analisou que essa candidatura isolada não faz muita diferença para o eleitor, refletindo mais uma questão interna dos partidos. Porém, ele acredita que a pulverização de candidaturas ao Senado pode ter um efeito negativo para a sociedade. “Com um grande número de candidatos, corre-se o risco de eleger um candidato com pouca representatividade.” 

O programa “Eleições para Todos” é uma produção da TV Alego e surgiu com o objetivo de abordar temas e conceitos políticos para o telespectador, com o objetivo de contribuir para uma maior conscientização do eleitor, em relação às eleições de 2022. 

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA