Política

Cairo Salim promove debate sobre vacinação compulsória, em audiência pública marcada para a próxima segunda-feira, 25

Publicado

em


O deputado Cairo Salim (Pros) irá promover, na próxima segunda-feira, 25, uma audiência pública para debater a respeito da vacinação compulsória. O evento será realizado no auditório Solon Amaral, das 9 horas às 11 horas, de forma híbrida, com transmissão no site do Parlamento goiano, pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) e, ainda, no canal oficial da Casa de Leis no Youtube.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa se dá pelo fato de existirem muitas dúvidas científicas, políticas e sociais a respeito da pandemia, como, por exemplo, a origem do vírus. Outro questionamento é acerca dos efeitos das vacinas aplicadas em humanos, sem passar por todas as fases previstas nos protocolos de pesquisas. Deste modo, o legislador frisa que o passaporte sanitário de vacinação é uma perigosa iniciativa que pode restringir a liberdade das pessoas e flexibilizar direitos. 

Paralelo a isso, por meio de projeto apresentado recentemente à Casa de Leis, Salim defende a não obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina contra a covid-19, para acesso a locais públicos ou privados, no estado de Goiás. A matéria de nº 7632/21 tem como objetivo garantir a liberdade de locomoção, inclusão social e do exercício dos direitos de pessoas que ainda não foram vacinadas. 

De acordo com a justificativa da matéria, a defesa se dá pelo fato de existirem pessoas que não podem se vacinar por motivos médicos, religiosos, de crença particular, ou mesmo por não terem tal pretensão. O deputado destaca o artigo 5º da Carta Magna como referência, tópico em que, segundo o parlamentar, garante que a liberdade individual não pode ser tolhida em razão de uma exigência administrativa, sem lastro constitucional. 

“A imposição da obrigatoriedade de ser vacinado está totalmente em desacordo com a nossa Carta Magna e fere diretamente o princípio da legalidade prevista”, enfatiza. Outra argumentação do autor da propositura é a de que a vacinação de um indivíduo não depende da vacinação de terceiros para ter eficácia. “Sendo assim, quem decide não vacinar, assume o risco sozinho, sem colocar a população vacinada em perigo”, pontua.

Participarão da audiência o médico virologista Paulo Zanotto e o especialista em Bioética e coordenador nacional do movimento Legislação e Vida, professor Hermes Rodrigues Nery. Também estão confirmadas no debate as médicas Akemi Scarlet Shiba e Maria Emilia Gadelha Serra, além da médica Giovanna Lara, bióloga e PhD em Ciência e Tecnologia de Materiais. E ainda, o procurador do estado de Sergipe, José Paulo Veloso Leão Silva, e o médico Carlos Eduardo Nazareth Nigro.

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA