Distrito Federal

Becos e quadras de esportes em reforma no Cruzeiro

Publicado

em


Equipes do GDF Presente entram em ação para renovar o acesso dos moradores | Foto: Divulgação

Reforma de becos, melhorias de quadras poliesportivas e limpeza de parquinhos e passeios públicos são os serviços que estão sendo executados nesta semana pelo GDF Presente no Cruzeiro. Um trabalho conjunto da administração regional com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

“Essa intervenção era uma demanda antiga dos moradores e o objetivo é melhorar o fluxo de passagem dos pedestres. Até o final do ano, estamos com um projeto para revitalizar boa parte desses espaços”Luiz Eduardo Pessoa, administrador do Cruzeiro

Nesta terça-feira (6), o Polo Central do programa finalizou a reforma do beco entre os blocos I e J da quadra 8 do Cruzeiro Velho, que mede cerca de 160 m²s. A passagem entre o G e H já havia sido recuperada em fevereiro. O serviço traz acessibilidade e mais conforto para a população da região.

“Essa intervenção era uma demanda antiga dos moradores e o objetivo é melhorar o fluxo de passagem dos pedestres. Até o final do ano, estamos com um projeto para revitalizar boa parte desses espaços”, explica o administrador Luiz Eduardo Pessoa. A cidade é composta por dez quadras residenciais e todas as passagens degradadas vão passar por reparos.

Segundo o coordenador de obras e manutenção da administração, Pedro Santana, os becos estão ganhando piso de bloquetes, brita nas laterais para melhorar a absorção da água e pintura nova. A quadra 3 será a próxima beneficiada.

Todas as 10 quadras esportivas da cidade vão receber novos materiais | Foto: Divulgação/GDF Presente

Quadras de esportes renovadas

No vizinho Cruzeiro Novo, o GDF Presente está dando uma geral nas quadras poliesportivas. O campinho da 1.409 teve o alambrado trocado e as traves consertadas e pintadas. Já o da Quadra 101 passou por reparos no piso.

“São locais importantes para a prática de esportes e lazer. Nesse momento de pandemia, estamos reformando cada um deles para que possam ser usados futuramente pelos moradores”, observa o coordenador do polo, Luciano Almeida.

Por fim, os parquinhos infantis e os passeios públicos das quadras 8 do Cruzeiro Velho e 905 do Cruzeiro Novo foram limpos pelas equipes.

Ações também em Taguatinga

Já em em Taguatinga Sul, os operários trocaram parte das calçadas da praça da Vila Dimas. Trata-se de um local com comércio ativo e grande circulação de pessoas. “O pessoal da região pediu o serviço, já que vinha acontecendo alguns acidentes com transeuntes, pessoas tropeçando”, revela o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcácer.

Além disso, cerca de 35 paradas de ônibus do Pistão Sul e Norte foram todas lavadas e higienizadas. Os abrigos da avenida Hélio Prates estão na rota e também serão limpos até o final da semana.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Distrito Federal

Webinário Junho Verde debate instrução normativa ambiental

Publicados

em


No âmbito das comemorações relacionadas ao mês do meio ambiente, o Instituto Brasília Ambiental, juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), transmitiu, nesta segunda-feira (21), pelo canal do YouTube da autarquia, o terceiro dia do webinário Junho Verde, com foco na Instrução Normativa (IN) nº 33, que estabelece procedimentos de recuperação ambiental no Distrito Federal.

No início da live, o titular da Superintendência de Licenciamento Ambiental (Sulam) do instituto, Alisson Neves, falou sobre a importância dos mecanismos de recuperação saudável do meio ambiente. Destacou três pontos fundamentais para o processo: a recuperação ambiental não é atividade potencialmente poluidora; o dano ambiental não deve ser terceirizado ao órgão ambiental e os processos de recuperação devem ser apresentados pelos interessados.

Em seguida, a jornalista Bárbara Xavier, da Assessoria de Comunicação do Brasília Ambiental, abriu os trabalhos, apresentando as participantes do órgão – a diretora de Licenciamento Ambiental, Juliana de Castro, e a engenheira Heloísa Carvalho. As palestrantes falaram sobre o ato administrativo, recordando seu histórico e destacando atualizações e inovações do processo.

Em relação à inovação trazida pela IN 33/2020, Juliana de Castro citou a emissão de autorização por adesão e compromisso: “Consiste num documento em que o interessado se compromete a cumprir todas as exigências preestabelecidas pelo órgão ambiental. Ainda está em fase de teste, mas nós estamos confiantes no sucesso desta medida, de maneira a aproximar o interessado do órgão ambiental”.

“A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”Heloísa Carvalho, analista do Brasília Ambiental

A respeito da organização e efetividade dos processos de recuperação ambiental, Heloísa Carvalho falou sobre os objetivos, tanto para recomposição de vegetação nativa quanto para reabilitação ecológica. Também abordou os atos motivadores, relatórios de monitoramento, indicadores e quitação da obrigação, entre outros itens. “A publicação dessa Instrução Normativa foi só o início de um grande trabalho que ainda perdura. À medida que vamos executando, nós vamos amadurecendo as ideias”, explicou a engenheira.

O encerramento do webinário Junho Verde, iniciado no dia 7, será na próxima segunda-feira (28), com o tema “A tecnologia a serviço do meio ambiente do DF”, também com transmissão ao vivo pelo YouTube do Brasília Ambiental, a partir das 10h. Confira aqui a programação completa do evento.

*Com informações do Brasília Ambiental

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA