Política

Audiência pública na Alego debate indenização para filhos de pessoas com hanseníase

Publicado

em

Audiência pública sobre indenização e pensão dos filhos de pessoas com hanseníase, por iniciativa do deputado Alysson Lima (PSD), teve espaço no auditório 2 do Palácio Maguito Vilela, na manhã desta quinta-feira, 30. O parlamentar falou da importância do debate, para buscar o reconhecimento do erro e reparação do Estado com indenização a essas pessoas.

Além de Lima, na presidência dos trabalhos, a mesa diretiva contou com a presença do deputado Antônio Gomide (PT), de Arthur Custódio, coordenador nacional do Movimento de Reintegração Hanseniano (Mohran), do coordenador do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), Marco Túlio Félix Rosa, e Venerando Lemes, presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO).

“O Brasil ocupa, atualmente, o primeiro lugar em incidência da doença, perdendo apenas para a Índia. Goiás é o sétimo estado com mais casos”, assinalou Alysson Lima. O parlamentar, também, cobrou por mais informações e orientações acerca da doença. “Goiás tem a pior taxa de cura do Centro-Oeste”, enunciou. 

Antônio Gomide relembrou o histórico da doença, marcada pelo preconceito e discriminação impostos às pessoas e filhos delas em decorrência da hanseníase “Sabemos da dificuldade e do estigma na sociedade.”

Gomide relembrou que foi de sua autoria a Lei nº 21301/22, que regulamenta o Dia Estadual de Prevenção e Combate à Hanseníase. 

O coordenador do Mohran ressaltou a importância de discutir a indenização. Também reiterou o aumento dos índices da doença no País, além de ressaltar o papel político do movimento e da necessidade de se discutir e tomar decisões sobre a área e prédios da Colônia Santa Marta, local para onde eram encaminhados os doentes com hanseníase, e, ainda, a regularização fundiária da área e o tombamento como patrimônio de memória sensível ou memória da dor.

Arthur assinalou como a questão de indenização tem sido tratada no país e nos estados. “Quanto mais se falar, mais importante é. A gente precisa discutir para avançar”, afirmou. 

Já o coordenador de Direitos Humanos da DPE-GO assinalou a importância do debate sobre o tema, afirmando que é preciso reparar o que ele avalia como erro histórico. “Nada vai trazer o reparo à criança separada dos pais, mas é importante”, ressaltou Marco Túlio que abordou, ainda, a atuação da Defensoria, principalmente acerca de questões referentes à saúde. 

Venerando Lemes assinalou a necessidade de atuar a favor dessas pessoas e disse que defender direitos é o mínimo a se fazer. Para ele, a indenização é mais que justa.

O presidente do Conselho de Saúde se comprometeu a apresentar a situação na próxima reunião do órgão, além de abordar o aumento dos casos, que estão subnotificados, segundo ele, além do problema gerado pela interrupção do tratamento.

Marca do preconceito

A audiência pública foi marcada por depoimentos emocionados de pessoas egressas dos orfanatos e educandários, para onde eram levados os filhos de pessoas com hanseníase, separados de seus pais. Na oportunidade, contaram que foram retirados do convívio familiar por causa do risco de contágio.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA