Política

Audiência em apoio à campanha de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço será na 5ª feira por iniciativa de Gustavo Sebba

Publicado

em


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), presidida pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB) promove, na próxima quinta-feira, 15, às 9h30, audiência pública em apoio à Quinta Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço – Julho Verde. O evento será realizado atendendo a solicitação da Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) e terá forma híbrida, no auditório Solon Amaral e com participações on-line.

Além de Gustavo Sebba, a mesa será formada, presencialmente, pelo presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO), Venerando Lemes de Jesus, e pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Paulo Roberto Cunha Vencio. Entre as participações online de palestrantes estão representantes do Ministério Público, da ACBG e da Secretária de Saúde do Estado de Goiás, além de médicos especialistas no assunto. O Link de acesso à audiência pública virtual é alego.play.com.br.

De acordo com Gustavo Sebba, a audiência está embasada em projeto de lei de sua autoria que institui, também em Goiás, o Julho Verde. Sebba, que é médico, destaca que os diversos tipos de câncer que afetam cabeça e pescoço, quando somados, representam a segunda causa de morte por doenças no Brasil, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares. “Além disso, esse tipo de câncer costuma gerar um constrangimento público que afeta bastante a vida social das pessoas acometidas, já que, em regra, não tem como esconder seus tumores, quando eles se encontram em uma parte do corpo tão evidente”, pontua.

O parlamentar explica, ainda, que o tratamento é muito caro e complexo, sendo necessário o acompanhamento de inúmeros profissionais, desde cirurgiões e médicos, até dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos. “O custo do tratamento afeta principalmente a população de baixa renda, e foi por isso que propus essa campanha, voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento de preconceitos que podem ser sofridos pela pessoa com câncer”, esclarece.

O presidente da Comissão de Saúde frisa, também, que essa é uma campanha que vem sendo reforçada em nível nacional e Goiás não poderia chegar atrasado nesse assunto. “É por isso que, além das ações, também apresentei à Mesa Diretora o projeto de lei que trata sobre a temática”, finaliza.

A quinta edição da campanha nacional é realizada pela ACBG em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP). Em 2021, o evento utiliza o slogan “O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê”. A mensagem visa conscientizar a população sobre a importância do autocuidado e atenção aos primeiros sinais e sintomas da doença para obtenção de um diagnóstico precoce, ampliando as taxas de cura com menos sequelas. 

Essa data foi instituída pela SBCCP, no mês em que celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27/07), para alertar para a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce. Segundo a ACBG, a partir do debate com a população sobre os riscos e as formas de prevenir a doença, busca-se diminuir o número de casos.

Decoração

No dia 1° de julho, a Comissão de Saúde deu início às ações da campanha “Julho Verde”. O prédio da Alego recebeu decoração interna e externa com itens da cor verde, reforçando o apoio à campanha nacional. O prédio também recebeu uma iluminação com luzes verdes.

Além disso, os servidores da Alego também receberam material informativo sobre a doença e as maneiras de prevenir esses tipos de tumores. Foram distribuídos, ainda, laços verdes, que simbolizam a campanha, para todos os servidores que estão trabalhando presencialmente na Assembleia Legislativa.

Prevenção

A campanha Julho Verde foi iniciada em 2016 pela SBCCP e o Instituto Nacional do Câncer (Inca). De acordo com dados do Instituto, o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres.

O dia 27 de julho foi escolhido para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço durante o 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, realizado em Nova Iorque (EUA), em 2014. O evento reuniu especialistas de todo o mundo.

Palestrantes Convidados

Melissa do Amaral Ribeiro de Medeiros – presidente da ACBG Brasil.

Tema: Campanha Julho Verde e a Importância do Diagnóstico Precoce. 

Glenda Morgana – cirurgiã de cabeça e pescoço do hospital Araújo Jorge.

Tema: O Que É o Câncer de Cabeça e Pescoço; Laringite e Palato como Foco de Expansão (Sequelas). 

Sandro Rogério Batista   – superintendente de Atenção Integral à Saúde-GO. Representante da Secretaria de Saúde de Estado de Goiás.

Tema: Processo de Padronização de Reabilitação Fonatória e Pulmonar em Goiás. 

Ana Paula Guedes Werlang – Jurídico da ACBG Brasil.

Tema: Fundo de Combate ao Câncer.  

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA