Geral

Assistência para religiões de matrizes africanas

Publicado

em


O governador Ibaneis Rocha recebeu, nesta quinta-feira (16), representantes de religiões de matrizes africanas para debater a reforma da Praça dos Orixás – próxima à Ponte Costa e Silva – ; a atualização e regularização dos terreiros; além do registro desses locais como patrimônio cultural.

“Precisamos manter um ambiente de boa convivência entre todas as religiões no Distrito Federal. Sempre estaremos de portas abertas para receber todos os representantes”Governador Ibaneis Rocha

O encontro ocorreu no Palácio do Buriti com a participação dos secretários de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, e de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

“Precisamos manter um ambiente de boa convivência entre todas as religiões no Distrito Federal. Sempre estaremos de portas abertas para receber todos os representantes”, destacou o chefe do Executivo. “O governo reconhece o trabalho social e cultural dessas entidades, o que é de extrema importância para a população capital”, completou.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, explicou que houve perda total de uma das esculturas das divindades africanas da Praça dos Orixás – que amanheceu incendiada em 26 de agosto deste ano. “Estamos fazendo um levantamento das outras que estão danificadas para sabermos o que precisa ser reformado e debater com o autor da obra”, comentou.

A reforma da Praça dos Orixás, a regularização dos terreiros e o registro deles como patrimônio cultural foram os pontos tratados na reunião entre Ibaneis Rocha e os representantes religiosos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“O governador se comprometeu a dar agilidade ao processo que está na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e, pessoalmente, vai se encarregar de iniciar a licitação junto à Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital)”, informou Bartolomeu Rodrigues.

“O mapeamento dos terreiros é importante para fomentarmos políticas públicas. Também já temos um grupo de trabalho formado para a questão da regularização fundiária com várias secretarias de governo”Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania

“Já estamos realizando o processo de registro de patrimônio dos terreiros para fazer o tombamento desses espaços. É um pouco lento porque há ritos que podem durar anos, mas estamos empenhados em dar o registro do pré-tombamento que já garante a preservação do local”, adiantou.

Com relação ao mapeamento desses espaços, a Secretaria de Justiça e Cidadania também está envolvida no processo. “É importante para fomentarmos políticas públicas. Também já temos um grupo de trabalho formado para a questão da regularização fundiária com várias secretarias de governo. Hoje foi um encontro de alinhamento e respeito que a religião de matriz africana, assim como todas as outras, merece e tem direito”, ressaltou a titular da pasta, Marcela Passamani.

Depredação

O governador Ibaneis Rocha visitou a Praça dos Orixás dois dias depois da depredação. Na ocasião, ele repudiou a ação. O caso está sendo investigado como intolerância religiosa pela Polícia Civil do DF (PCDF). A Praça dos Orixás tem 16 estátuas que representam as divindades africanas. Elas foram feitas pelo artista baiano Tatti Moreno e são similares às que flutuam no Dique do Tororó, em Salvador.

No ano-novo de 2015, a estátua de Oxalá também foi queimada e, atualmente, uma roupa feita de TNT esconde os estragos na escultura. “O governador abriu os braços e nos recebeu com muito carinho. Ele conhece nosso segmento e vai dar um encaminhamento com muito cuidado e atenção. O nosso povo cobra essa devolutiva, já são 500 anos de luta”, afirmou um dos representantes de religiões de matrizes africanas que participou da reunião desta quinta (16), Baba Joel.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA