Política

Aprovado projeto que cria divulgação de estatísticas de crimes cometidos com arma de fogo

Publicado

em

De autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), foi aprovado em primeira votação o projeto nº 5280/21, que visa criar estatísticas de crimes cometidos com arma de fogo. A matéria agora vai à segunda votação. 

Pelo texto, fica o Estado, por meio dos seus órgãos competentes, supervisionado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça de Goiás, obrigado a criar e ou divulgar estatísticas de crimes cometidos com arma de fogo registrada e não registrada, calibre permitido e calibre não permitido, bem como os fatos e circunstâncias empregados, nos termos da Lei Federal nº 10.826/2003 – ‘‘Estatuto do Desarmamento’’.

Segundo o texto, a proposta tem como objetivo a elucidação de dados até então não divulgados pelo Estado no tocante aos crimes cometidos com arma de fogo. ‘‘De forma geral, esses dados trazem apenas os índices gerais de crimes cometidos com arma de fogo, porém não estabelecem de forma precisa e específica o histórico das armas ali empregadas.”

O emedebista diz que a matéria se torna relevante por propor que seja criada forma de divulgação do quantitativo de armas registradas e ilegais empregadas em fatos criminosos. “O projeto serve, ainda, como um termômetro para avaliar o emprego de armas na sociedade, além de traçar políticas destinadas para tal’’, destaca o deputado. 

Arantes destaca, ainda, que 16 anos depois da promulgação do Estatuto do Desarmamento, as armas de fogo são responsáveis por pelo menos 70% dos homicídios no país. “Em 2019, dos 43.062 homicídios cometidos no Brasil, 30.206 foram com arma de fogo.”

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Continue lendo
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA