Cidades

Amma homenageia profissionais da limpeza urbana, com exibição de documentário no Dia do Gari (16/05)

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Goiânia (Amma), realiza, nesta segunda-feira (16/05), data em que é celebrado o Dia do Gari, uma homenagem aos profissionais da limpeza de ruas e praças. Na ocasião, será exibido no auditório da Amma, às 14h30, o curta-metragem “O artista invisível”, do diretor Ângelo Lima.

O documentário tem duração de 18 minutos, e seu protagonista é o servidor da Comurg Manoel Santos, que, desde seu ingresso na empresa, em 2006, trabalha na limpeza de rua.

Além da vida profissional de Manoel, o filme também apresenta o lado artístico do pintor. Nos 18 minutos do filme, as cenas mesclam o trabalho do gari e o trabalho do artista plástico, que não tem formação acadêmica, mas que pôde conviver com alguns artistas renomados, como Cléber Gouveia, que, além de pintor e escultor, atuou como professor no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás.

Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, é gratificante realizar uma homenagem “a esses profissionais que prestam um trabalho valioso à cidade e que, aos olhos de muitas pessoas, são invisíveis”. Luan também destaca que as pessoas precisam se envolver na ação de limpeza das ruas: “não fazendo descarte irregular de nenhum tipo de resíduo”.

Sobre o porquê do filme, o diretor Ângelo Lima, que disse conhecer Manoel Santos há muitos anos, conta que seu objetivo é mostrar o personagem “na sua invisibilidade, no seu corre-corre na limpeza da cidade, que é algo tão essencial, mas, infelizmente, com pouquíssimo reconhecimento”. Aponta ainda que “o filme mostra também o lado artístico de Manoel”.

Agência Municipal de Goiânia (Amma) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook

Cidades

Prefeitura de Goiânia destaca 70 colaboradores para manutenção de praças em 25 pontos da capital, nesta quinta-feira (19/05)

Publicados

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), segue, nesta quinta-feira (19/05), com os trabalhos de manutenção de praças e canteiros, com 70 colaboradores, em 25 pontos da cidade.

As equipes realizam serviços como limpeza geral, capina, despraguejamento de grama, rastelação, paisagismo, plantio de mudas de árvores e de grama batatais, terraplanagem, retirada de canteiros de pingo de ouro e adubação orgânica, em mais de 32 metros quadrados.

As ações são reforçadas em locais como as praças Walter Santos, do Sol, Ciro Lisita, Santos Dumont, Irani Andrade, T-25, T-23, Boaventura, Botafogo, Universitária. Ocorrem também nas avenidas Vera Cruz com Contorno, Avenida 136, República do Líbano e no Trevo do Guanabara. Já a Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos, no Goiânia Viva, recebe serviços de paisagismo.

Os serviços da Comurg podem ser solicitados pelo aplicativo Prefeitura 24h, WhatsApp (62) 98596-8555 ou teleatendimento (62) 3524-8555.

Fotos: Luciano Magalhães

Legenda
Prefeitura de Goiânia destaca 70 colaboradores para manutenção de praças em 25 pontos da capital, nesta quinta-feira (19/05): são realizados trabalhos como plantio, paisagismo, terraplanagem, limpeza em geral e adubação orgânica, em 20 bairros da cidade

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia

Comentários do Facebook
Continue lendo

GOIÁS

MINAS GERAIS

DISTRITO FEDERAL

POLÍTICA NACIONAL

MAIS LIDAS DA SEMANA