Política

Alego retoma agenda cultural

Publicado

em

A Assembleia Legislativa de Goiás retomou neste primeiro semestre, a agenda cultural da Casa, marcada por duas exposições. O intuito é difundir o acesso à cultura e estimular a consolidação do conhecimento para os servidores e cidadãos, que visitam o parlamento diariamente.

A primeira, exposição “Alego, 187 anos de Goiás”, marcou o início oficial dos trabalhos no Palácio Maguito Vilela, a nova sede do Parlamento goiano. A exposição, promovida pela Casa, com o apoio do Museu da Imagem e do Som, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), conta a trajetória do Legislativo em imagens e documentos, desde o Império na cidade de Goiás até os dias atuais, em Goiânia.

A exposição mostra uma experiência cronológica das sedes do Parlamento. Ao longo dos anos, a Assembleia já experimentou sete casas, duas na cidade de Goiás e cinco em Goiânia. Agora, após 187 anos, o Parlamento continua sua história, mas pela primeira vez em uma sede própria.

A segunda, exibe a reapresentação da exposição “Desafios da Educação em Tempo de Pandemia”, exposta na floreira do saguão do bloco A. As 27 imagens são oriundas do Concurso Fotográfico Yocihar Maeda, promovido pela Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa, no final de 2021.

A temática buscou causar reflexões sobre as mudanças trazidas pelo novo coronavírus na educação e na vida de estudantes, professores, familiares e de toda a sociedade. Assim como, uma forma de demonstrar esforços de todos para superar as incertezas impostas pela pandemia no processo de ensino e aprendizagem.

Com a volta das atividades, o diretor de Informação e Divulgação da Presidência, Leonardo Razuk, explica que o intuito é consolidar uma agenda cultural na Casa. “Sempre foi uma tradição da Assembleia fazer eventos culturais, exposições, lançamentos de livros e feiras. As atividades ficaram paradas durante esses anos por contas da pandemia. Com a chegada da nova sede a inauguração, uma das determinações do presidente é que a gente realmente faça desse espaço de fato a casa da população, não só para acompanhar o trabalho legislativo, mas também com outras ações. Dentro desse aspecto a atividade cultural é fundamental.”

A seção de Atividades Culturais, ligada à Diretoria de Informação e Divulgação da Presidência, encerram as festividades do primeiro semestre, com a tradicional festa junina da Alego.

Cronograma cultural

No segundo semestre, a pauta cultural começa em agosto com a exposição “Nunca te vi, sempre te amei”, em homenagem ao mês de aniversário de Cora Coralina. A celebração também contará com a entrega do restaurante Cora. “Existe a previsão de um restaurante-escola na Assembleia, que vai se chamar Cora, então a gente quer casar essas duas coisas para chamar atenção para essa grande poetisa e dessa grande mulher goiana”, informa Leonardo.

Em setembro, o saguão vira palco do mês do Cerrado, onde serão realizadas diversas atividades, como debates, seminários e exposições, que retratam a realidade e os desafios do bioma.

No mês da criança, a Alego realiza atividades com foco na infância e adolescência. Está previsto uma parceria com o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), para trazer palestra sobre a temática. As inscrições para a terceira edição do concurso fotográfico também estão previstas para outubro.  

O Dia da Consciência Negra marca o início das atividades, em novembro. O foco é debater temas, como racismo, políticas públicas, religiões de matriz africana e produção cultural negra. Para fechar as atividades da 19ª legislatura, a tradicional iluminação natalina estreia na nova sede do Legislativo.

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA