Política

Alego Mostra Arte traz para a sede do Legislativo exposição sobre momentos da vida pública e privada de Iris Rezende Machado

Publicado

em

59 anos depois de Iris Rezende Machado chegar à Assembleia Legislativa, como deputado estadual mais bem votado até então, o Palácio Maguito Vilela, nova sede do Poder Legislativo recebe a exposição “Iris: uma história de amor por Goiás”, que mostra a vida do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Iris Rezende Machado. O homem, que dedicou mais de 60, dos seus 87 anos, à vida pública, foi ainda senador da República, prefeito de Goiânia, ministro da Agricultura e da Justiça e ex-governador de Goiás. 

Os painéis e flâmulas suspensas expostas nas floreiras do bloco C, no andar térreo do Palácio Maguito Vilela mesclam momentos da vida pública e privada do ex-governador e pertencem a vários acervos, como da Organização Jaime Câmara, do jornal Diário da Manhã, da própria família e, ainda, do livro “Iris Rezende Machado – de líder estudantil a Governador”, da jornalista Cileide Alves. 

A primeira foto mostra o ainda garoto Iris Rezende, aos 7 anos de idade, na sua cidade natal, Cristianópolis. Em seguida, seguem diversas imagens da vida pessoal do político e também de momentos marcantes da história do estado e até de nosso país, como as fotografias do comício das Diretas Já, realizado em 1984, em Goiânia. Foi a primeira grande mobilização pedindo a realização de eleições diretas para presidente, ainda no período da ditadura militar e, reuniu, uma verdadeira multidão no centro de Goiânia. As fotografias mostram Iris ao lado de lideranças nacionais, como Tancredo Neves e Ulisses Guimarães. 

A exposição traz imagens ainda de Iris Rezende líder estudantil, do “santinho” da primeira campanha, que o elegeu vereador em Goiânia, no ano de 1958, com o slogan “Iris eleito, povo satisfeito”, do casamento com a esposa “xará” Iris de Araújo, da posse como prefeito eleito mais jovem do Brasil, em 1964 e do parque Mutirama, uma das grandes obras dessa primeira gestão, que ele não pode inaugurar, porque foi cassado pela ditadura.

Em ordem cronológica, a mostra vai contando a vida de um dos maiores líderes políticos de Goiás, até sua despedida, em 2021, que é narrada, em texto de forma poética: “E lá se foi o nosso homem dos mutirões… mover os céus, mobilizar anjos e convocá-los a madrugar no trabalho coletivo de cuidar e proteger nossa gente goiana. Goiás encerra um ciclo em sua história política e administrativa, mas sua memória seguirá viva no coração do povo a quem tanto amou”. E muitas imagens mostram Iris Rezende de forma emblemática, que marcou sua trajetória política: no meio do povo, sendo abraçado, ovacionado e, até, carregado pelas pessoas.

Inaugurada em janeiro de 2022, no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, a mostra chega à Assembleia como parte do projeto Alego Mostra Arte. Essa é segunda exposição realizada na nova sede. Segundo o diretor de informação e divulgação da Presidência da Alego, Leonardo Razuk, as exposições promovidas na Casa têm o caráter de valorizar, divulgar e fomentar a produção artística de Goiás, além de ser uma forma de contribuir para a democratização da cultura, de facilitar o acesso a bens culturais e de ressaltar e valorizar a produção artística goiana. 

Para o deputado Max Menezes (PSD), que foi companheiro de partido de Iris Rezende por vários anos, a exposição resgata a história do ex-governador que é uma grande referência para várias gerações de políticos de Goiás e do Brasil. Além disso ensinou que política se faz, especialmente, buscando o bem comum e o atendimento ao cidadão. “Eu que faço parte de uma geração mais nova de pessoas que ocupam cargos públicos, tenho em Iris Rezende uma das maiores referências de trabalho, de humildade e, principalmente, de serviço. Ele construiu a história dele através do que eu mais admiro, que é servir as pessoas”, resumiu Menezes. 

A exposição “Iris: uma história de amor por Goiás” fica aberta à visitação pública até o dia 31 de agosto durante o horário de funcionamento da Alego, das 7h às 19h.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA