Cidades
Águas Lindas recebe Mutirão Governo de Goiás no próximo final de semana


A 9ª edição do Mutirão Governo de Goiás será realizada em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, nos dias 24, 25 e 26 de junho. O município, que é um dos maiores da região – possui cerca de 220 mil habitantes – terá a entrega de cartões do Aluguel Social e do Mães de Goiás, além da oferta de consultas e exames gratuitos, entre outros serviços. As tendas serão montadas no setor Jardim da Barragem I, ao lado do supermercado Tatico.
“Tenho dito aos prefeitos que o meu compromisso é transferir a estrutura do Estado para cada município de Goiás, para o cidadão ter acesso a todos os nossos serviços. Não é algo temporário, vai ser uma realidade em Goiás”, afirmou o governador Ronaldo Caiado, que estará presente no local do Mutirão na manhã desta sexta-feira, 24, para vistoria da estrutura. A organização vai mobilizar mais de uma centena de trabalhadores para receber a população, sem necessidade de agendamento prévio.
O público poderá solicitar, em um mesmo local, registro de certidões de nascimento, casamento e de óbito; emissão de passaporte do idoso; carteira do deficiente e carteira do autista. Na saúde, será possível ter acesso a consultas e exames oftalmológicos, testagem para Covid-19, vacinação, ecocardiograma, eletrocardiograma, doppler, cadastro de medula óssea, doação de sangue, mamografia e exames citopatológicos.
Também serão entregues 2.208 cartões do programa Mães de Goiás, no valor de R$ 250 mensais, e cerca de 700 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social, no valor de R$ 350 mensais. O serviço de consultoria financeira e planejamento estará disponível para micro e pequenos empresários da região, assim como o cadastramento e renovação da carteira do artesão. Para o público em geral, serão oferecidas 2 mil vagas de emprego na região do Entorno, sendo que 250 específicas para Águas Lindas, além de cursos profissionalizantes.
Nos guichês do Vapt Vupt serão disponibilizados serviços do Detran, Saneago, Secretaria da Economia e Ipasgo. No Expresso Totem, os cidadãos poderão acessar mais de 20 opções digitais. A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) fará a entrega de donativos, como cadeiras de rodas, fraldas descartáveis e enxovais para bebês. Também serão distribuídos pacotes do Mix do Bem, com arroz, proteína de soja, cenoura, tomate, alho e cebola desidratados, que fazem parte do Programa NutreBem.
Histórico
Nas três últimas edições do evento, em Luziânia, Valparaíso de Goiás e Formosa, foram realizados 247 mil atendimentos, número que, segundo o coordenador do Mutirão, Paulo Ortegal, confirma a grande demanda existente no Entorno do Distrito Federal. “O balanço é extremamente positivo, estamos encerrando uma programação de quatro mutirões nesses municípios do Entorno, sempre com muita procura e tendas lotadas. A população reconheceu a importância da presença do Estado aqui”, explicou.
Os atendimentos gerais começam às 8 horas da manhã de sábado, no entanto, o serviço de emissão de carteira de identidade estará disponível no local já a partir da tarde de sexta-feira, 24.
Serviço
Assunto: Mutirão Governo de Goiás chega a Águas Lindas de Goiás
Quando: Sexta-feira (24/06), das 13h às 16h – somente para emissão de carteira de identidade; sábado (25/06), das 8h às 16h, e domingo (26/06), das 8h às 12h para todos os atendimentos
Onde: Rua 01, Unidade II, Jardim da Barragem I, Águas Lindas de Goiás (GO)
Fonte: Secretaria de Comunicação (Secom)
Cidades
TCE aprova gestão patrimonial do Governo de Goiás sem recomendações


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu, na última terça-feira (28/6), parecer prévio pela aprovação do Balanço Geral do Estado de Goiás referente ao ano de 2021. As ações desenvolvidas pela área responsável pelo patrimônio estadual, unidade vinculada à Secretaria da Administração (Sead), contribuíram para a decisão do órgão fiscalizador. Pela primeira vez em 21 anos, a Corte não apresentou determinação ou recomendação relacionada à gestão patrimonial dos bens públicos.
O resultado evidencia a boa atuação da Superintendência Central de Patrimônio na gestão responsável do patrimônio público. No parecer, o Tribunal reconheceu “o posicionamento da unidade especializada, considerando ter sido verificado o comprometimento dos responsáveis envolvidos”. A Corte ressaltou ainda que “vem acompanhando a evolução das medidas inerentes à necessária conciliação entre os inventários realizados e a realizar, com os respectivos registros contábeis patrimoniais do Estado. Em 2021, foi possível constatar o aprimoramento da gestão patrimonial do Estado na direção estabelecida pelos institutos legais e normativos pertinentes”.
O Programa Inventário envolve a contagem de todos os bens móveis e imóveis do Estado. Na primeira edição do programa, a atual gestão identificou o descaso com o qual o setor era tratado. À época, mais de 25% dos bens móveis do inventário de 2019 não foram encontrados. A realidade hoje é outra. A equipe da Sead atuou para sanar as irregularidades, corrigindo e atualizando essa documentação, hoje com 1.610.894 bens móveis e 4.654 bens imóveis.
Titular da Sead, Bruno D’Abadia avaliou que o parecer do TCE reflete uma mudança de cultura na gestão, que vai muito além do cumprimento formal de uma obrigação. “Nós conseguimos garantir aquilo que é princípio norteador de uma boa administração: o respeito à coisa pública, o zelo com o patrimônio de todos os goianos”, pontuou.
Fonte: Governo GO
-
Política28/06/2022
Procuradores da Alego
-
Política30/06/2022
Seminário Eleições 2022
-
Política28/06/2022
Aprovado em primeira fase promoção de subtenentes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar de Goiás
-
Política30/06/2022
Atividades do portal
-
Cidades27/06/2022
Em Águas Lindas de Goiás, Caiado inaugura Colégio Estadual Iris Rezende Machado
-
Cidades28/06/2022
Rogério Cruz ressalta “compromisso com gestão transparente”, em lançamento de cartilha para auxiliar cidadão a fiscalizar ações do município
-
Política27/06/2022
Projeto reconhece Folia de Santo Reis de Jesúpolis como patrimônio cultural goiano
-
Economia28/06/2022
Petrobras tem novo presidente; posse é questionada por petroleiros