Cidades

Agendamento dá fluidez ao processo de vacinação em Goiânia

Publicado

em


A campanha de vacinação em Goiânia, com exceção das gestantes sem comorbidades, segue por agendamento através do aplicativo Prefeitura 24 horas. O procedimento dá maior fluidez ao atendimento e evita aglomerações, de modo que o processo todo, desde a recepção, leva, em média, de 10 a 15 minutos.

A UPA Dr. Paulo Garcia (na Chácara do Governador) é uma das unidades que servem de posto de vacinação contra a Covid-19. A organização começa ordenando os pacientes conforme o horário de agendamento. Após passarem pela conferência de toda a documentação, eles são encaminhados para uma das salas de vacinação.

Ademi Leal foi o primeiro a ser atendido na UPA nesta quinta-feira (24/6) e elogiou o processo. Curado da Covid-19 há cerca de três meses, ele estava ansioso por receber a vacina. “Consegui agendar muito rápido pelo aplicativo e aqui o atendimento fluiu bem, muito organizado. Em oito minutos, já tinha sido vacinado. Saio daqui aliviado e sigo com meus cuidados até receber a segunda dose”, afirmou.

Na Área I da PUC as equipes contam com o reforço do Exército, tanto na recepção aos pacientes quanto na aplicação das doses. No local, são atendidos tanto grupos por agendamento quanto gestantes sem comorbidade em demanda espontânea. Quem chega é orientado a se dirigir às mesas de triagem, onde pode aguardar em cadeiras dispostas de forma a manter o distanciamento social.

O atendimento no posto também é rápido, com tempo médio de dez a quinze minutos, a depender da demanda. A Michele, por exemplo, chegou acompanhada da família para receber a primeira dose do imunizante. A gestante foi vacinada poucos minutos depois de ser recepcionada na triagem. “Estou muito feliz em finalmente poder me proteger e ter mais tranquilidade até a chegada do bebê”, pontuou.

O mesmo alívio sentiu Sislene, que fez questão de pedir ao marido para registrar a ocasião tão esperada. “A sensação é de gratidão por saber que estou sendo imunizada, especialmente no momento tão especial que é a gestação. Agora é só esperar a segunda dose”, comemorou. Michele e Sislene se juntam às mais de 1.819 gestantes sem comorbidades que já tomaram a primeira dose, desde a retomada da vacinação para o grupo.

Até a manhã de hoje, Goiânia já aplicou 745.124 doses, entre primeira e segunda etapa. São 530.902 doses na etapa inicial e 214.222 no reforço, o que corresponde a 35,01% e 14,12% de cobertura vacinal, respectivamente.

Luciana Gomides, editoria de Saúde

Comentários do Facebook

Cidades

Caiado entrega 30 casas a custo zero em Orizona

Publicados

em

Investimento nas moradias foi de quase R$ 3,5 milhões. As famílias também vão receber escritura de graça

O governador Ronaldo Caiado entregou, nesta quarta-feira (10/04), 30 casas a custo zero do programa Para Ter Onde Morar – Construção, em Orizona, na região da Estrada de Ferro. O investimento nas moradias é de quase R$ 3,5 milhões, provenientes do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), e não há exigência de contrapartida por parte das famílias.

“Estamos trazendo a noção de cidadania, de liberdade, independência e respeito para as famílias que agora têm moradia digna”, afirmou o governador Ronaldo Caiado. A expectativa, de acordo com o chefe do Executivo goiano, é de entregar cerca de 10 mil casas até o fim do mandato, em 2026. “São moradias construídas com qualidade, bem estruturadas, para garantir todo conforto e segurança às famílias contempladas”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Pedro Sales.

As famílias que receberam os imóveis comprovaram com documentos que estão de acordo com as exigências do programa, incluindo ter renda de até um salário mínimo e residir no município por pelo menos três anos. Além da casa própria, elas também receberam a escritura de forma gratuita.

“Só em Goiás que existe programa habitacional de casas a custo zero. Quem vai receber não tem prestação para pagar, e até o custo de cartório, nós conseguimos eliminar para entregar as moradias e conseguir realizar o sonho de tantas pessoas”, destacou o presidente da Agehab, Alexandre Baldy.

Com infraestrutura de água e energia elétrica, os imóveis estão prontos para morar. “Já estou pensando na decoração da minha casa e sei que vou ser feliz aqui dentro”, comemorou a dona de casa Elza Lima de Jesus, uma das contempladas. O sentimento de gratidão é o mesmo compartilhado pela auxiliar de serviços gerais, Edna de Melo dos Santos. “É muito emocionante poder abrir a porta da casa, entrar e falar, essa é minha”, relatou.

“Temos um governador que realmente se preocupa com aqueles que não têm moradia”, disse o prefeito de Orizona, Felipe Dias. Também presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela enalteceu o trabalho que tem sido realizado pela gestão de modo a atender todos os municípios do Estado. “Caiado é parceiro dos municípios do interior e tem levado programas importantes em todas as áreas”, ressaltou.

Programa
Por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), o Governo de Goiás já entregou 1.198 moradias a custo zero, desde 2021. “Nós adotamos uma política para aplicar o dinheiro da forma correta e hoje conseguimos entregar casas que não são mais ou menos, elas possuem estrutura digna para dar tranquilidade a quem vai morar nos imóveis”, finalizou Caiado.

Fotos: André Saddi / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA