Política

Agência Brasil Central

Publicado

em

Há exatos 60 anos, em julho de 2022, era aprovado na Assembleia Legislativa de Goiás uma lei que criaria o Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado, conhecido pela sigla de Cerne (atual Agência Brasil Central). O complexo de comunicação foi criado depois da aprovação, em dois turnos, da Lei nº 4.034, de 5 de julho de 1962, de autoria do então governador Mauro Borges. A lei seria publicada no Diário Oficial do Estado de 25 de julho daquele ano.

Pela redação da lei, foi “criado Consórcio de Empresas de Radiodifusão e Notícias do Estado (Cerne), como autarquia estadual vinculada à Secretaria do Governo, com o fim específico de exercer atividades de divulgação, pelo rádio, pelo jornal e pela televisão, de atos e assuntos oficiais do interesse público”. O texto original da lei também já previa o uso do Cerne em assuntos de interesse educacional, cultural, ensino à distância, orientação geral de educadores, além de “ensinamentos e orientação para a educação sanitária” no campo da saúde pública.

De 1962 até 1999 o Cerne teve esse nome. Em 1999 ele foi transformado em agência, mais especificamente na Agência Goiana de Comunicação (Agecom), conforme consta na lei estadual 13.550/99. Em 2014 houve nova mudança de nome, passando a se chamar Agência Brasil Central ou, simplesmente, ABC (denominação e finalidades especificadas na lei nº 18.746/14).

Hoje a ABC é uma entidade autárquica estadual, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial jurisdicionada à Secretaria de Estado de Comunicação, nos termos do inciso V do artigo 44 da Lei nº 20.491, de 25 de junho de 2019.

Origens

O grande primeiro passo da comunicação oficial se deu com o início do Diário Oficial do Estado de Goiás, antes mesmo de existirem as emissoras de rádio e televisão. A Imprensa Oficial de Goiás foi fundada por uma Lei Provincial em 16 de março de 1836. No dia 3 de junho de 1837 circulou pela primeira vez o Correio Oficial de Goiás. Importante até hoje, o Diário Oficial tem como objetivo a divulgação de decretos, portarias, convocações e tudo que esteja oficialmente relacionado ao Governo do Estado de Goiás.

A Rádio Brasil Central AM foi criada em 1950 e, desde então, tornou-se um marco na história das ondas médias, forte desde o início também nas ondas curtas e tropicais. A RBC FM está no ar desde 1973. Já a Televisão Brasil Central (TBC) surgiu em 1975.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook

Política

Governador em exercício Daniel Vilela recebe comitiva de Portugal

Publicados

em

Reunião tratou de estreitar relação com o país europeu e serviu para apresentar potencialidades do estado aos representantes portugueses

Além de compartilharem o mesmo idioma, Portugal e Brasil são países considerados irmãos, que têm estreitado relações comerciais nos últimos anos. Nesta terça-feira (19/03), o governador em exercício de Goiás, Daniel Vilela, recebeu comitiva portuguesa, liderada pelo vice-ministro de Estado de Negócios Estrangeiros e Cooperação, Francisco André. O encontrou serviu para apresentar as potencialidades do estado, além de investimentos realizados no agronegócio, saúde e educação e segurança pública.

“Trocamos impressões e informações para que a gente tenha condição de aumentar as relações comerciais e culturais. O estado é irmão de Portugal, um país que é a porta de acesso para os brasileiros na Europa. Queremos potencializar essa relação fazendo com que a gente tenha uma condição ainda melhor de investimento de ambas as partes”, destacou Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado, que está em missão institucional em Israel.

Para o vice-ministro, foi uma oportunidade importante para conhecer um estado considerado estratégico. “Goiás é um dos estados mais competitivos em termos econômicos, que há vários anos está sempre no ranking dos maiores índices de crescimento no Brasil. Um estado que tem todo o seu tecido econômico, não só assente no agronegócio, mas também em outras áreas mais modernas de investimento, e um estado com o qual nós temos laços sociais, culturais muito fortes, até laços familiares, uma vez que há uma comunidade portuguesa aqui”.

Francisco André concluiu dizendo que as empresas portuguesas olham para o mercado de Goiás “com muita atenção, como uma possibilidade de investimento, mas também como um estado onde podem muito aprender como fazer investimento”. Ele completou que pretende incentivar a atração de investimentos a Portugal, visando o mercado europeu, com mais de 500 milhões de pessoas. “Temos muito o que fazer em conjunto e temos um grande futuro à frente”, finalizou o representante português.

Fotos: André Costo / Vice-Governadoria – Governo de Goiás

 

 

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA