Geral

Aberta seleção para gerir I Prêmio Candango de Literatura

Publicado

em


O primeiro passo para a realização do I Prêmio Candango de Literatura foi dado nesta segunda-feira (18). Com o potencial de se tornar um dos mais importantes concursos do gênero entre os países de língua portuguesa, o certame será realizado no primeiro semestre de 2022. Para essa execução, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) abre, de hoje a 17 de novembro, o chamamento público para seleção da Organização da Sociedade Civil (OSC) responsável pela gestão da premiação.

O secretário Bartolomeu Rodrigues reforça que o objetivo do prêmio é integrar a comunidade internacional de língua portuguesa | Foto: Divulgação/Secec-DF

Com aporte de R$ 1 milhão, a instituição vai gerir, em parceria com a Secec, todas as fases do concurso: do lançamento à entrega do Prêmio Candango de Literatura, que terá seis categorias – Romance, Poesia, Conto, Prêmio Brasília, Capa e Projeto Gráfico, além de duas linhas destinadas a iniciativas de incentivo à leitura (Geral e PcD/Pessoa com Deficiência).

Os proponentes interessados precisam elaborar uma proposta detalhada com planejamento técnico e financeiro, detalhamento de ações e cronograma de trabalho, conforme especificado no Edital 30/2021.

“O Prêmio Candango de Literatura é uma aspiração desde o início dessa gestão, com o objetivo de integrar a comunidade internacional de língua portuguesa. É uma forma de estimular e valorizar os escritores nesse momento delicado”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.

“Estamos virando uma página nessa pandemia para mostrar a força da literatura em língua portuguesa. O Estado tem esse papel de abrir esse caminho. Acredito que o Prêmio Candango de Literatura vai entrar no calendário internacional”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura e Economia Criativa

Rompendo a fronteira nacional, o Candango de Literatura acolhe escritores de países que falam a língua portuguesa. Esse aspecto que universaliza o certame dialoga com a valorização da literatura produzida em Brasília, que ganha uma categoria específica (Prêmio Brasília).

Política pública

“Estamos virando uma página nessa pandemia para mostrar a força da literatura em língua portuguesa. O Estado tem esse papel de abrir esse caminho. Acredito que o Prêmio Candango de Literatura vai entrar no calendário internacional”, projeta o secretário.

O Prêmio Candango de Literatura alinha a Secretaria de Cultura e Economia Criativa à Política Nacional de Leitura e Escrita no Brasil (Lei 13.696), que reconhece a prática da leitura e da escrita como um direito para exercer plenamente a cidadania. Com base na última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, a quantidade de leitores no país caiu de 56%, em 2015, para 52% em 2019.

Beth Fernandes
“Acabamos de executar, com gestão da Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), o I Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-juvenil , que estimulou a escrita de crianças e adolescentes, com êxito surpreendente. Seguir com o Candango de Literatura é aprofundar e dar prosseguimento à política pública de Leitura, Escrita e Oralidade no âmbito nacional, estadual e local, contribuindo para valorizar e disseminar a cadeia produtora do livro e leitura local e nacional”, destaca Beth Fernandes, assessora de relações institucionais.

O I Prêmio Candanguinho de Poesia Infanto-juvenil selecionou 30 obras inéditas de crianças e jovens, entre seis e 17 anos, para compor a coletânea de poesias Mala do Livro: uma viagem na cultura, em celebração aos 30 anos do projeto da BNB.

As inscrições

No ato da inscrição, o proponente precisa apresentar os anexos I (Ficha de inscrição) e II (Roteiro de elaboração da proposta).

As propostas devem ser encaminhadas pelo e-mail [email protected].

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook

Geral

Aprovação de Caiado bate recorde e chega a 86%, diz pesquisa Genial/Quest

Publicados

em

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/04) revela que avaliação positiva se estende a áreas como segurança pública e educação; foram ouvidas 1.127 pessoas entre os dias 4 e 7 de abril

O governador de Goiás Ronaldo Caiado tem 86% de aprovação dos goianos, de acordo com a pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta quinta-feira (11/04). Apenas 12% dos entrevistados disseram desaprovar a gestão e 2% não souberam opinar ou não responderam.

Na avaliação por área de atuação, o destaque é para a segurança pública, onde o governo Caiado alcança 69% de aprovação. Na educação, o governador tem 67% de menções positivas. No indicador geração de emprego e renda, a avaliação positiva é de 62%.

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

Governador Ronaldo Caiado participa de solenidade de entrega de armamentos para a Polícia Militar, em Goiânia: atuação na área recebe 69% de aprovação da população

A pesquisa encomendada pela Genial Investimentos ouviu 1.127 eleitores em Goiás de 04 a 07 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Pesquisas
O resultado da Genial/Quaest confirma avaliações divulgadas por outros três institutos no final de 2023. A Paraná Pesquisas apontou uma aprovação de 81,4%, em sondagem realizada entre 6 e 10 de dezembro. A pesquisa foi divulgada primeiro pela Revista Veja.

Contratada pela Record TV Goiás e divulgada no dia 20 de dezembro, pesquisa do instituto Real Time Big Data revelou Caiado com aprovação ainda maior: 83%.

Já levantamento do instituto goiano Serpes apontou aprovação de 77,8%. A sondagem foi contratada pela Associação Pró-desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) e divulgada pelo jornal O Popular no dia 23 de dezembro.

Fotos: Secom / Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Continue lendo

MAIS LIDAS DA SEMANA